terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
PARQUE XEL-HÁ - MEXICO
Esse foi um passeio atípico para mochileiros. Saímos dos trilhos, gastando uma grana extra, além do orcamento. Mas valeu a pena passarmos o dia inteiro num parque tao gostoso.
XEL significa "encontro" e HÁ significa "água" (na liguagem Maya, é claro). O parque XEL-HÁ está localizado numa baía do mar caribenho, há 10 Km da Cidade de Tulum. Esse ponto foi chamado assim porque é um local onde as águas do mar e do rio se misturam.
Por conta desse "encontro de águas" acontece um fato curioso: A água do rio é um pouco mais fria entao fica mais para o fundo. A água do mar, que é mais morna, fica na superfície. Na altura do nível em que elas se juntam, parece ter óleo na água, mas isso é só um efeito visual, causado pela mistura de temperatura de uma água com a outra.
Interessante mas, ao mesmo tempo, um pouco ruim, pois isso dificulta nossa visibilidade quando estamos fazendo snorquel.
Compramos nossos tickets com 10% de desconto, bem cedinho, e lá estávamos nós as 9h da manha. Bem coisa de pobre: pagando caro, aproveite ao máximo. O Léo queria que eu comesse em quantidade dobrada, o tempo todo, pra economizar depois ... hehehe ... brincadeirinha.
Nosso acesso era irrestrito, ou seja, pagamos uma entrada que dava direito a tudo que quiséssemos desfrutar dentro do parque: quiosques, cadeiras de praia, toalhas, redes para descansar, equipamento para snorquel (respirador, máscara e nadadeira), guarda volumes, banho, passeio de bóias gigantes, caiaque, comida e bebida a vontade o dia inteiro.
Nem deu tempo de fazer tudo que podíamos. E ficamos menos tempo que imaginávamos dentro d´água porque era um pouco fria. O Juan Pablo era o único que possuía "wet suit", entao aguentaria mais, porém nao quis ficar sozinho. Mergulhamos e vimos araia, um montao de peixes legais e grandes, que ele fotografou pra gente com sua máquina fotográfica protegida por "caixa estanque".
Havia bares espalhados por todo lado, servindo uísque, coquetéis, suco, refrigerante, cerveja e tudo que imaginar ... mas ficamos no "jugo de piña" e no "frozzen de fresa" ... huuuuuuuuuum.
Com 5 opcoes de restaurantes, logo que chegamos tomamos um delicioso e completo café da manha, daqueles de "resort" sabe?
Depois "enganamos" o estomago com ceviche de camarao, pra nao perdermos tempo com almoco demorado.
E no final da tarde, "almojantamos", dando preferencia, como sempre, pros enormes camaroes (que estavam um pouco apimentados) e frutos do mar em geral, alem de um delicioso raviolli de salmao! Huuuuuuuuuuuum.
Na foto, as mocas de "vestido branco florido" estao usando uma vestimenta bem típica da regiao. Nem todas andam assim por aí, mas já vimos algumas mais tradicionais, pelas ruas das cidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário