segunda-feira, 2 de março de 2009

CAMPECHE - MEXICO























Campeche é uma cidade colonial grande, localizada no Estado de Campeche, no Golfo do México. Apesar de estar no litoral, quase nao tem praia e suas águas nao mais possuem "aquela" cor maravilhosa do caribe.

Mas tem seu charme em outras características. Frequentemente invadida por ataques piratas lá pelo século XVI, foi toda cercada por uma muralha. A foto de um mapa explica bem ...

Hoje, parte dessa muralha existe, como preservacao de patrimomio histórico. Em alguns pontos chegava a medir 2,20m de expessura, como também se pode ver em algumas fotos.

Atualmente a cidade vai além de seu muro de protecao, tendo crescido nao mais sob padroes arquitetonicos coloniais (como se pode ver nas fotos de 3 cores diferentes, de um prédio público com forma de nave espacial).

Mas o Centro Histórico é impecavelmente mantido com suas fachadas originais! Luminárias de ferro saem das paredes. Luminárias de vidro saem do piso. O efeito visual, a noite, especialmente, é lindo!

Limpeza das ruas e cabos de eletricidade subterraneos fazem com que o visual seja totalmente despoluído.

Tudo é muito seguro. Aos sábados e domingos, as ruas ao redor da praca central sao fechadas para pedestres e, em frente a Catedral, por exemplo, tem bingo! Criancas pintam aquarela, palhacos vendem bexigas, casais de idade assistem as apresentacoes musicais do "coreto" ... parece até um filme!

E nós ainda arrumamos um tempo pra ir ao cinema. Assistimos "O curioso caso de Benjamin Button" (com Brad Pitt) ... excelente!