sábado, 31 de janeiro de 2009

UTILA - HONDURAS


















Em Honduras, além de Bay Islands, a única outra atracao, que pulamos, seria Copan Ruínas (que já sao ruínas Maya). Isso porque, além de sabermos que ainda veremos muitas ruínas Maya no México, precisamos dar uma agilizada na programacao, pois ficamos mais tempo que o previsto em Utila (por causa da extensao do curso de mergulho do Leo).

A primeira foto mostra aquilo que chamamos de treme-treme. As construcoes sao tao pobres e precárias nesses lugares, que nao sabemos se sao abandonados só pelo governo ou também por Deus. É o que nos parece quando vemos tanta simplicidade. Como essa gente vive com pouco!

Tudo é feito de madeira e nao existe preservacao nenhuma. Casas caindo aos pedacos sao normalmente habitadas. Falta saneamento básico, nao tem esgoto, nao tem calcada, nao tem bueiro! Quando chove e empoca água, espera-se que a mesma evapore ou escorra pro mar. É pura sorte!

Uma ilha rodeada por águas tao claras, tem também muito lixo. O povo nao sabe o que fazer, entao queimam! Que absurdo! Mas o problema é que eles, realmente, nao fazem a menor idéia do que é reciclagem. E assim vao vivendo. Aos trancos e barrancos.

O posto de saúde funciona somente das 8 da manha ao meio dia. É bom torcer pra nao ter nada grave de tarde ou aos finais de semana!

Tivemos também uma surpresa ao ver helicópteros do exército sobrevoando a ilha bem baixinho. Soubemos, depois, que eles apreenderam 2,5 toneladas de cocaína transportadas pra ilha de madrugada! Até 2 dias depois, vimos lanchas rodeando a ilha com militares armados, além de tropas circulando por toda a cidadezinha. Pode?

As 2 fotos seguintes sao do Bundú Café, um lugar simpático, onde comemos várias vezes. Além da nossa frequencia, nos marcou, também, o fato de que éramos atendidos por uma garconete (ou garcom?) super entusiasmada (ou entusiasmado)! Jamais esqueceremos suas unhas, batom e mini-blusinhas floridas! hehehe.

Durante toda a viagem, temos feito uma única refeicao diária tranquila, normal e completa. Ou almocamos, ou jantamos. Pelo restante do dia, geralmente, tapeamos com um sanduíche, chocolate, barrinhas de cereal, maca, banana, sorvete, cafés, paezinhos, etc ... Mas lá a gente parava pra almocar e para jantar! Até porque, no tempo livre do curso do Leo, nao havia outra coisa pra fazermos, a nao ser comer!

Às segundas-feiras eles fazem "all you can eat - pizza e pasta" ("tudo que voce aguenta comer - pizza e massa"). E o Leo nao via a hora de chegar a tal segunda-feira pra se acabar de comer macarrao e pizza! O pior é que a fama de comilona é minha. Ele se mata no spaguetti e depois faz eu posar pra foto! É mole?

Leozinho é de lua. Às vezes está um chato pra comer e, às vezes, parece um saco sem fundo! Nao dá pra entender. Já confessou, inclusive, que tem saudades da ¨Pensao da Dona Deise¨, em Mongaguá, e do spagueti com camaroes do Seu Celso.

Temos comido bem, em geral, mas nada se compara à fartura e qualidade dos almocos de domingo na Dona Lina. Verdade seja dita!

Em Utila nao se faz outra coisa além de mergulhar. Enquanto o Leo ia pro curso, eu aproveitava meu tempo lendo, tomando sol, fazendo compra, conversando com a galera no hotel e, principalmente, indo a internet. Mas a conexao de lá é a pior de todas que tivemos até agora! Muito lenta! Irritante! Quase 10 minutos pra abrir qualquer site ou para mandar um só e-mail! E, além de tudo, era cara! Que raiva.

A festinha é a comemoracao pela "formatura" de alguns "dive masters" na escola de mergulho onde o Leo fez o curso. A ¨Utila Dive Centre¨ nao só é uma das melhores escolas do mundo, como deve ser a melhor da ilha. E o pessoal é muito legal.

Foram 10 dólares por cabeca e bebida a vontade (o que nao diz nada pra nós dois que nao bebemos). Mas é tudo, pra essa galera que nao vive sem muuuuuuitas cervejas! O churrasco mesmo era limitado a 1 prato por pessoa. Um carimbo na mao dava direito ao bar livre, e um tiquet dava direito ao prato, que só saiu às 10 da noite, depois de estarmos famintos, esperando na fila de umas 50 pessoas!

Tínhamos possibilidade de escolher uma opcao entre carne, porco, peixe ou frango. Obviamente, ficamos com a última. A comida veio, entao, num pratinho de plastico: saladinha, pao, batata assada no papel alumínio e aquela coxa gigante, sabe?

O Leo parecia uma mocinha tentando comer tudo aquilo com um garfinho plástico sem vergonha, enquanto eu já tinha comido tudo (menos a salada, é claro) com a mao mesmo. Aí eu olhei e disse: "come o frango com a mao Leo". E ele respondeu: "nao foi assim que eu aprendi com meus pais, é muito feio". Até que, depois de muuuito tempo brigando com a comida, ele desistiu e partiu pra ignorância.

No final da festa eles chamam todo mundo pro bar pra assistir ao teste final da formatura de dive master ... o ¨Teste do Snorkel¨! A pessoa senta num banquinho com máscara de mergulho no rosto e, por cima, 2 outros profissionais perguntam: "Você quer coca-cola ou sprite?". O formando responde qualquer um deles e, entao, eles comecam a encher o "canudo" do snorkel de coca-cola, sprite, uísque, cerveja, vodka, e tudo o mais que se possa imaginar, tudo misturado e de uma só vez! É uma loucura. Os beberroes mandam ver! Um deles vomitou tudo em seguida. Um horror.

E a gente, tomando refrigerante, se divertia só olhando!