quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MERCADO DAS BRUXAS (LA PAZ) E TIWANAKU
























Mercado das Bruxas porque existe uma rua chamada Rua das Bruxas. Além de comida, artesanias, etc ... eles vendem cadáveres de filhotes e de fetos de Lhama e de alguns outros bichos.

Isso porque acreditam que isso traz boa sorte e fortuna. É um tipo de oferenda aos deuses. Antes de construir suas casas (ou melhor, seus barracos de adobe), enterram esses cadáveres como homenagem à PACHAMAMA (mae terra).

Nosso "walking tour" nos fez ver de perto a informalidade da economia nacional. Tudo se vende nas ruas, até carne (sem refrigeracao). Uma loucura.

Nao existe higiene nenhuma. Falta saneamento básico. As pessoas sao sujas e cheiram mal. Impressionante!

O centro velho de La Paz é assim. Lotado de mulheres (CHOLAS) sentadas no chao, vendendo alguma coisa, ou melhor, tudo! Elas nao sao educadas, muito menos simpaticas.

Seus filhos ficam junto o dia inteiro, jogados no chao ou pendurados nas costas. Suas maos e pés sao sempre pretos de sujeira e seus rostos sempre muito queimados. E dentes? Que dentes?

O transito é mais desorganizado que o de Sao Paulo pois os veiculos sao muito velhos! Mas até que os ônibus sao engracados, todos coloridos, cheios de papéis informativos colados.

Existe muita Van (que tem, além do condutor, alguém pendurado para fora gritando o destino e o preco) e Taxi (que pode ser coletivo, ou seja, você nao vai sozinho ... é barato e tem rota definida). Quase ninguém tem carro.

Observe uma multidao de Cholas que participavam de uma especie de passeata. Foi um prato cheio pra fotografar, apesar de elas nao gostarem!

E aquela pipoquinha doce que compramos no Brasil, num saquinho pink, eles vendem de baciada e transportam em carrinho de obra! O detalhe é que aquilo fica exposto ao vento, assim como tudo que vendem! Que horror!

Ah! Em La Paz só existe um supermercado, longe pacas do centro. Custou pra encontrarmos pois quando perguntávamos nas ruas sobre mercado para comprar comida, etc ... eles nos indicavam as banquinhas das cholas! Eca!

Fizemos também um tour às ruinas TIWANAKU, que era uma civilizacao pré-inca. O museu nao tinha luz entao o guia dizia: "aqui vocês estao vendo ..." e o Léo iluminava com a lanterna! "Trash" total!

Tinha um almoco incluso mas nao tivemos coragem. A comida parece boa mas quando você olha a cozinha, a mao das pessoas trabalhando, e o banheiro, esquece ... ficamos no sanduichinho de queijo, coca-cola e chocolate ... hehehe.

E o que nos salvou em La Paz foi o Burger King, assim como um amigo do Léo havia dito!

Na última foto, veja Dani na varanda do Hostel de La Paz. Assustador por fora mas o melhor que já ficamos (por dentro). Limpíssimo, organizado, com gente super atenciosa, jogos e dvd´s "free", etc ...

LA PAZ - BOLÍVIA













MOEDA = BOLIVIANO: US$ 1,00 = BLV$ 7,00

De volta ao Altiplano. A capital constitucional da Bolívia é Sucre mas a capital, de fato, é La Paz.

Uma viagem pesada! Foram 8,5 horas subindo, direto do litoral para 4.660m de altitude (fronteira do Chile com a Bolívia). Passamos bem mal, com enjôo e tontura.

Chegamos a La Paz (que nao é tao alta assim - 3.660 m) e a primeira providência foi comprar SOROJCHI PILLS que é um remedinho para o "mal de altitude".

A cidade está cravada no meio de um vale, onde vivem 1,5 milhoes de pessoas. Mas existe também a Ciudad del Alto, onde vivem mais 1 milhao. Essa populacao é mais pobre ainda, indígena, que vive nao sei como. É muita pobreza.

Visitamos o Museu da Coca, bastante "educativo". A maior parte da cocaína produzida na Bolívia está na regiao de Cochabamba.

E entramos no clima, literalmente, porque mandamos ver no MATESITO DE COCA. Ajuda bastante contra o mal estar. Melhora a circulacao, a oxigenacao, alivia a fome e estimula as funcoes vitais. Mascar a folha traz resultados mais rápidos e eficazes do que o chá (mas é muito ruim e adormece a língua).

Fomos ao mirador, de onde se ve a cidade toda do alto (mas tivemos que subir de "coletivo").

A catedral é muito bonita!

IQUIQUE E ARICA (NORTE DO CHILE)









IQUIQUE é uma cidadezinha litorânea sem muita coisa especial. Bonitinha e com deliciosos restaurantes de frutos do mar na "Península Cavancha", onde jantamos as 3 noites em que ficamos no local.

O Hostel Catedral, onde dormimos, tinha café da manha só das 8 às 9! Nunca vimos isso. Claro que perdemos o horário, mas nao perdemos grande coisa!

"Desaiunos" no Chile sao, geralmente, pao com manteiga e uma xícara de chá ou café (ou melhor, chafé!).

Visitamos também o "ZOFRI" que é uma Zona Franca em forma de shopping (gigantesco), onde se vende carro e enfeite de banheiro, ou seja, tudo! Muita tranqueira e velharia mas o Léo ficou feliz por ter encontrado o Safari (perfume que adora e nao encontrava há muito tempo).

Fizemos um tour para a "Cidade Fantasma de Humberstone", onde existiu um povoado que trabalhava nas salitreras Santa Laura e Humberstone ... impressionante. O lugar está preservado tal como era (sem construcoes e reformas para turista). Bem original!

Passamos também pela cidadezinha de PICA, onde almocamos com o grupo de velhinhos da nossa excursao (éramos 2 peixes fora d´água no tour) e depois entramos numa piscina natural ... uma delícia!

ARICA nos recebeu muito bem! É que o dono (Ross) do hostel onde ficamos (Sunny Days), é um Neo Zelandês educadíssimo que nos ofereceu até bolo e suco assim que chegamos.

Percebemos que todos os lugares administrados por "gringos" tem um preparo e uma tratativa absolutamente diferente (e melhor) com os turistas e estrangeiros.

Aqui tivemos um café da manha como deve ser ... yogurte, cereais, frutas ... e tudo a vontade para servir!

O oposto do restante, que nao oferece nem quantidade nem variedade. Um horror! Já nos acostumamos a comprar guloseimas no supermercado e fazer a maior "farofa" nas nossas "habitaciones".

No porto de Arica vimos Leoes Marinhos e centenas de Pelicanos bem de perto.