segunda-feira, 30 de março de 2009

ISLAS DEL ROSARIO E PLAYA BLANCA - COLOMBIA










Na costa caribenha da Colômbia a cor do mar também é estonteante! Fizemos um tour partindo de Cartagena, até Islas del Rosário e, na volta, parando em Playa Blanca.

Parênteses ... Será esse nosso último barco da viagem?
Nos perguntamos isso inúmeras vezes, mas sempre tinha mais um!
Chegaaaaaaaaaaaaaaaa!

Duas horas e meia de navegação e um pouco de enjôo ... Mas tudo vale a pena se a alma não é pequena!

A 35 KM do continente essas ilhas estão localizadas no Parque Nacional "Corales del Rosario". E adivinha o que fizemos por lá ...

Snorkel, é claro. A marca na testa é sinal da máscara grudada e de muita satisfação por podermos apreciar a beleza silenciosa da vida subaquática.

Na Ilha San Martin, um peixe muda de cor conforme o fundo por onde passa, para se camuflar.
Uma medusa invisível me queimou a pele, pra deixar a impressão que levamos pra sempre.
Lulas rápidas como mísseis, assustam-se com nossa presença.

Nos despedimos da última oportunidade dessa aventura deliciosa, partindo pra segunda visita do tour.

Playa Blanca fica na Isla de Barú, a 20 Km da costa colombiana. No caminho de volta paramos por lá pra almoçar.

De dentro de uma cabana, na praia, saíram pratos de peixe frito, acompanhado de arroz com leite de côco e tostones! Huuuuuuuum! Dispensamos a saladinha e a limonada ... sabe como é né?

O Léo desistiu do peixinho que dava muuuuito trabalho pra ser comido. Fizemos, então, um intercâmbio: Ele se acabou nos tostones que lhe dei e eu devorei os dois peixes ... hehehe!

Lembramos que essa foi também nossa última chance de pegar um bronze. E o fizemos com categoria! Na proa do "El Mejor" tomamos sol a tarde toda.

CARTAGENA DE INDIAS - COLOMBIA











































MOEDA = Pesos Colombianos: US$ 1,00 = PC$ 2.250,00

COLÔMBIA - EL RIESGO ES QUE TE QUIERAS QUEDAR! (O risco é que você queira ficar!)
Esse é o seu atual "slogan"

Nosso 16º e último país a visitar.
Terra da Rumba, do bom café e da cocaína.

Mas Rumba, aqui, nao significa apenas um tipo de música e sim, também, "FESTA", qualquer festa!

Um país que já fora considerado dos mais perigosos do mundo, hoje está incluído, sim, na "Gringo Trail". Ou seja, bastante turístico, para estranjeiros e, principalmente, para "mochileiros".

Um presidente super jovem, Álvaro Uribe conseguiu a aprovação de emenda constitucional para duplo mandato, e luta, incansavelmente, contra as FARC (Fuerzas Armadas Revolucionárias de Colômbia).

Entre outras guerrilhas de esquerda, as FARC tinham apoios de potências comunistas (Moscow e Havana) mas, atualmente, sem mais essas regalias, apelam para extorsões e sequestros, para financiar seus "negócios".

Medellin, a cidade que deu nome a um grande Cartel de Drogas (liderado por Pablo Escobar), cresceu e melhorou muito, nos últimos tempos, sendo considerada, hoje, segura e atrativa! Mas, infelizmente, nao pudemos conhecer.

Cali, idem.

Apesar de forte combate contra o "coca business", o mercado da droga permanece estável nos Estados Unidos e na Europa ...

Colômbia é o 3º país mais populoso da América Latina (depois de Brasil e México) e tem uma diferença de classe social enorme. Sua gente é comunicativa e simpática.

Cartagena tem ruas limpas e lindas, mas só no Centro Histórico, onde encontramos o "old fashion" Hard Rock. Pra nós é um restaurante como outro qualquer, com boa comida, mas que, pra muitos aficcionados, tem seu encanto!

Cidade Porto, em estilo colonial, Cartagena de Índias tem nas fachadas de quase todas as suas construções, sacadas coloridas por flores.

Plaquinhas de rua pintadas em azulejos de época.
Batedores de porta em ferro.
Paredes das igrejas em Coral.
Doces por todo lado.
Um abacaxi docinho como mel.
Um calor de matar!

Visitamos o Castillo de San Felipe de Barajas, um forte imponente, com altura de tirar o fôlego e uma vista maravilhosa de Cartagena. Feito para proteger a cidade contra piratas, sua construcao não foi concluída.

Andamos por seu complexo sistema de túneis que serviam para facilitar o abastecimento e evacuação, caso necessária.

E nosso "deleite" de todos os dias: Juan Valdez Café.

Como já sabíamos, a Colômbia produz, se não o melhor, um dos melhores cafés do mundo. E comprovamos.

Juan Valdez é uma cadeia colombiana de lojas de café, em ambiente super agradável e moderno, com comes e bebes de primeira! Croissants, Frapuccinos, Granizados e Nevados ... entre uma outra variedade enorme de bebidas quentes e geladas.

Além disso, tem também um monte de "regalos" pra levar embora. E nós compramos um carregamento de pacotes do café mais forte de todos, de solo vulcânico ... uma delícia!

A noite é bem agitada, com bom som vindo de vários ambientes. Barzinhos mais despojados ou restaurantes mais sofisticados tem vida animada, deliciosos "bocaditos" e música ao vivo.