sábado, 22 de novembro de 2008

CAÑON DEL COLCA (PERU)




























Cañon del Colca é um dos mais profundos canyons do mundo, com 3.191 m de profundidade.

Existem diversas comunidades habitando esse lugar lindo e nosso tour de 2 dias nos permitiu conhecer de perto a forma de viver dessas pessoas tao simples e tao necessitadas.

Subimos a 4.910 m de altitude (nosso recorde ... com muita folha de coca, é claro) para cruzar os Andes. Nesse ponto sentimos o coracao querendo sair pela boca, por causa do ar rarefeito.

Os montinhos de pedra que se ve por todo lado sao levantados pelas pessoas que passam pelo local e fazem seus pedidos ...

Depois "despencamos" para Chivay, um povoado onde passamos a noite. Uma cidadezinha onde a populacao assiste TV na rua (veja foto) e vende, a céu aberto, cobra, macaco e cabecas de vicuña. Impressionante!

Nem dá pra acreditar que num lugar desses existe um hotelzinho tao bacana como o que ficamos (La Casa de Lucila).

Alguns fatos sao marcantes e jamais esqueceremos:

* Uma menininha de uns 4 anos, com a maior naturalidade, "endireitou" com a mao, a cabeca da Alpaca que estava deitada no balcao, quando percebeu que íamos fotografar. Chocante!

* Um filhotinho de Lhama é a coisa mais fofa. Dar mamadeira entao, foi demais! Veja foto do Léo.

* Vestir-me com roupas típicas dos Andes Peruanos foi o máximo. E ainda peguei uma linda menininha nativa, de 2 aninhos, no colo. Fizemos isso por uma gorgeta que demos, mas ouvimos uns americanos perguntando quanto custava pra fazer a foto e eles disseram US$ 5,00 !!! Enquanto o Léo tirava foto, um monte de gente dos outros onibus fizeram o mesmo ... devo estar famosa mundo a fora!

Também em Chivay, fomos aos banhos termais "LA CALERA", com água a 40 graus, vinda diretamente de vulcao. Delícia !!!

A noite fomos jantar com o grupo e assistir a show folclórico com dancas típicas ... muito legal!

No dia segunte acordamos muito cedo para ir a um mirante do Voo do Condor. Esse pássaro vive na altura e chega a medir 3 metros de envergadura ... compare o tamanho do bicho com as pessoas amontoadas no topo da montanha.

A paisagem é estonteantemente linda. O silencio atordoa nossas mentes urbanas. O frio grita mais alto que tudo. O pó da estrada limpa nossos pulmoes. O sol refresca. E um monte de cactus acaricia nossa pele. Sinistro! Diferente! Emocionante!

AREQUIPA (PERU)



















Arequipa fica no sul do Peru e é conhecida como CIDADE BRANCA. Isso porque é quase todinha construída com uma pedra branca chamada SILLAR. Essa pedra é de origem vulcânica e provém dos vulcoes ao redor da cidade (sao três gigantes: El Misti = 5.822 m; Chachani = 6.075 m e Pichu Pichu = 5.571 m).

Tivemos uns probleminhas na ida pois compramos passagem da JULSA e o ônibus era um lixo ... O Léo chamou até a polícia e virou macho pra tentar receber o $ de volta. Mas conseguimos trocar a passagem por um ônibus bem melhor, em outro horário ... o que nao adiantou muito pois as pessoas que viajaram com a gente eram, digamos, uma aberracao da natureza.

Passados os "apertos", chegamos ao local que nos causou surpresa. Isso porque nao esperávamos muito de Arequipa mas gostamos bastante!

É uma cidade linda, cheia de charme com suas construcoes bucólicas e paredes pintadas de cores fortes, ótimos restaurantes e muita história sobre sua colonizacao espanhola.

Igrejas maravilhosas, monastérios e "casonas" (mansoes do século XV conservadíssimas e, quando nao ocupadas por empresas privadas, estao sempre abertas ao turismo com atracoes culturais).

Nos lembrou um pouco CUZCO, principalmente a Plaza de Armas, rodeada de corredores cobertos por arcos e a Catedral.

Visitamos também o MONASTÉRIO DE SANTA CATALINA, um convento fundado em 1580 mas que só abriu suas portas ao público em 1970. Passamos uma tarde toda lá pois é muito interessante de se conhecer ... aposentos, costumes e muitas regras!

As freiras ainda vivem lá, porém numa construcao mais nova, dentro da "cidadela" que ocupa um quarteirao inteiro.

Em meio ao silêncio e num ambiente tranquilíssimo, cometemos o pecado de almocar muito bem no restaurante do monastério, além de experimentarmos a sobremesa típica de Arequipa, que é o HELADO DE QUESO (sorvete de queijo) ... veja foto.

E o mais interessante é que o sorvete nao é feito com queijo! Soubemos que só vai leite, côco e canela. Mas ninguém dá a verdadeira receita. De qualquer forma, era muito bom!

Nos divertimos bastante com alguns detalhes pitorescos dos lugares por onde passamos. E em Arequipa registramos 2 deles:

* Veja foto do policial engracadinho que conversa com todos, segura o trânsito, dá o braco aos pedestres para travessia da rua e tira fotos com turistas bobos que nem a gente ... hehehe.

* Clique na foto do banner com propaganda de venda de computadores (para ampliar) e observe detalhe da barganha: na compra de um computador "Lentium IV" você leva pra casa uma garrafa de pisco ou um frangao com fritas ... hehehe!

A última foto é da MÚMIA JUANITA que vimos no museu da universidade. Essa menina da nobreza inca, de 14 anos de idade, foi encontrada na cratera do vulcao Ampato, a 6.288 m, por arqueólogos.

Conforme cultura e história, soubemos que ela foi sacrificada e enterrada como oferenda aos deuses ... um ritual comum naquela época. Outras 13 múmias de criancas também foram achadas e sao exibidas de forma alternada no museu.

ISLAS UROS E TAQUILE - LAGO TITICACA (lado Peruano)























MOEDA = SOL: US$ 1,00 = S$ 3,00

O lago Titicaca é dividido em 40% para a Bolívia e 60% para o Perú. A relacao dos 2 paises, no que diz respeito ao lago, é amigável. Ambos podem pescar e navegar em ambos lados.

Nossa base para os passeios desse local é PUNO, uma cidade a beira do lago, no lado Peruano. A cidade é muito feia e só vale a pena pois os tours às Ilhas UROS e TAQUILE sao muito legais!

Na época de comemoracoes religiosas, a cidade de Puno fica 1 mes em festa e consome, nesse período, a mesma quantidade de cerveja que o perú inteiro consome em 1 ano. Quanta felicidade!

UROS é um povo que "fugiu" do continente (que estava sempre em guerra) e foi viver em paz em suas Ilhas Flutuantes.

É isso mesmo! Sao 50 ilhotas, construídas com TOTORA. Em cada ilha vivem de 4 a 10 famílias, cada uma com um presidente. Uma das "ilhazinhas" é um hospital. E também tem escola.

E nao é só a ilha que é feita de TOTORA mas também absolutamente tudo que existe sobre ela e ao redor! Escada, casa, teto, cama, cadeira, mesa, barco ....

Eles nao tem eletricidade portanto tiram sua energia do aquecimento solar (que aguenta 2 horas funcionando). Escurece as 18h entao até umas 20h há luz, depois ...

Faz muito frio e no inverno a temperatura chega a MENOS 20 graus!

Perguntei como as mulheres tem seus filhos e disseram que é "naturalmente". Cada ilha tem uma mulher parteira ... e as grávidas bebem sangue de CORMORAN (que é um pássaro) para anestesiar o corpo!

Sua alimentacao é a base de peixe, batata e quinua (um cereal da regiao). Mas claro que tem um "barco-mercado" que passa todo dia vendendo guloseimas que só se dá para as criancas.

Ficamos curiosos para saber porque eles sao tao gordos mas nao tivemos coragem de perguntar!

Também há um barco que recolhe o lixo uma vez por dia. E uma vez por semana cada chefe de familia vai ao continente comprar complementos de alimento para o abastecimento da ilha e da familia, como leite, ovo, arroz, ...

A TOTORA é uma planta aquática que cresce em abundância nesse lago. É comestível mas nao tem gosto de nada (experimentamos). Visualmente parece uma erva doce gigante e é crocante na parte branca.

Blocos de raiz da planta, com 2 metros de profundidade, sao amarrados uns aos outros e assim se faz a "fundacao" da ilha (que fica abaixo d´água).

Depois acrescentam 4 camadas da fibra de Totora, de forma intercalada, para fazer o piso (que fica acima d´água).

E conforme a fibra vai apodrecendo, vao colocando mais e mais camadas. Mas e a casa? Eles levantam! Com 4 pessoas (uma em cada esquina), se suspende a "residência" pra "reformar" o chao!

Quando o vento está muito forte, a ilha sai de seu lugar correto, entao eles pedem ajuda aos barcos com motor para "empurrarem" a ilha de volta para seu lugar original!

Para nao pegar fogo na ilha, eles cozinham sobre uma base enorme de pedra. É preciso muito cuidado.

E AGORA? O QUE VOCE ACHA DE TUDO QUE VOCE TEM AÍ, AO SEU REDOR? QUAL SEU GRAU DE CONFORTO, ONDE VIVE? O QUE PENSA DA ÁGUA QUENTINHA DO SEU CHUVEIRO? DO MICROONDAS E DO COLCHAO?????????????????????????

Na foto, uma torre que mais parece caixa d´água mas é uma plataforma de observacao.

Depois de Uros fomos a ILHA TAQUILE (que é fixa). Lá tudo é bem diferente. A língua é o "Quechua", nao existe pobre e rico (todos tem tudo igual), nao há "presidente" e sim várias autoridades. Eles resolvem tudo na igreja, todos juntos!

Antes de casar eles tem que conviver por 3 anos. Pode haver sexo, mas nao filhos. Se der certo, aí entao se casam. Nao existe divórcio. Só pode ter uma mulher para toda a vida. Interessante!

Quando a mulher casa, corta o cabelo e entrelaca os fios na la de alpaca, pra fazer o cinturao que os homens usam. É a representacao de que elas estao presas ao marido todo o tempo.

Homem com gorro todo vermelho é casado. Com o gorro vermelho e branco é solteiro. Nao podem sair de casa sem ele!

Veja na foto o detalhe das saias da mulheres que usam até 40 delas de uma só vez! O manto preto é padrao para todas. Que calor!

Na última foto, nossa chegada "triunfal" ao hotel em Puno. A "MOTO-TAXI" é engracada demais, e barata!

Obs.: podemos sugerir a MOTO TAXI como alternativa econômica e absolutamente diferente de tudo que já se viu em festas de casamento, para a noiva Flávia e seu pai Cláudio, na ida à Igreja! O noivo Heberto ficaria surpreso e emocionado.