sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

LAGO ATITLAN E CHICHICASTENGO - GUATEMALA

















Um ponto turístico Guatemalteco bastante famoso por sua beleza natural é o LAGO ATITLAN. Rodeado por vulcoes de formas cônicas perfeitas, o lago também é cercado por pequenos povoados indígenas, onde se chega, na maioria dos casos, somente de barco.

Apesar da água ser congelante, soubemos que organizan-se mergulhos, uma vez por ano, normalmente de iniciativa privada, como universidades e dive centers, para remover lixo do lago. Interessante!

A principal cidade, que oferece base ao turismo, à beira do lago, é Panajachel. E lá nos hospedamos. Planejamos um tour pelo lago em que visitaríamos 3 "pueblos" mas nao tivemos sorte ao pegarmos a entrada de uma frente fria que provocou ventos perigosos. Pra se ter uma idéia, precisávamos usar óculos escuros à noite, pra andar na rua, pois nao se conseguia abrir os olhos de tanta poeira! Entao desistimos do passeio.

Mas antes de continuar a história desse lugar, temos que registrar nosso 1º (de vários) desentendimentos que tivemos na Guatemala. Enfatizamos que o país é legal, sim, para conhecer. Há muito o que ver. Mas, infelizmente, a prestacao de servicos é da pior qualidade que já vimos!

As empresas se acham excelentes, mas nao sabem o que é TURISMO. Pensam que nao fazemos mais que nossa obrigacao em pagar tudo antecipado. Pensam que eles nao tem nenhuma obrigacao para com a gente. Pensam que podem errar mas, também, que nao podemos reclamar. Pensam que sao os bons e que nós somos os trouxas. E por aí vai:

No momento em que tínhamos que embarcar numa Van (transporte contratado para nos levar de Antigua a Panajachel), o motorista nao queria amarrar nossas mochilas no teto do carro. O Léo insistiu mas ele se negou. Aí precisamos gritar pra ele nos ouvir. Mesmo assim nao adiantou. Entao o Léo se envocou e disse "Tudo bem. Se você nao vai amarrar, eu amarro.". E entao, subiu na lateral da van para acessar o teto do carro. O cara, de onde estava, nao podia ver onde o Léo estava pisando, mas disse que o Léo quebrara sua janela. Aí a confusao só piorou. O que o malandrao estava querendo era encontrar alguém pra culpar. Achamos que o próprio motorista havia quebrado a janela mas esperou alguém encostar ali pra empurrar o problema. Disse que chamaria a polícia! Xingou o Léo! Aí eu entrei no meio pedindo ajuda pra mocinha mosca morta do nosso hotel, de quem compramos o servico. Aí a galera que estava na Van comecou a nos defender, dizendo que o Leo nao tinha feito nada de errado. Aí uma outra senhora desceu dizendo que o motorista era mesmo um estressadinho mal educado. Entao o cara "baixou a bola" e lá fomos nós, bravos, mas com as mochilas amarradas. Que sacrifício pra ter só o básico!

O "mini carrinho" vermelho que aparece na foto é chamado de TUC TUC. É o principal meio de locomocao em cidades de ruas pequenas. E nao custa caro! Alguns sao enfeitados de tal forma que mais parecem um carro alegórico, de tanta luzinha! O mais destacado da cidade era amarelo, cheio de neons, com um adesivo escrito "TURBO" ... hehehe!

Numa das fotos tiradas do alto do morro, vê-se um monte de construcoes coloridas aglomeradas ... é o CEMITÉRIO!

Num outro dia fizemos o tour para conhecer a FEIRA DE CHICHICASTENANGO. É uma feira popular, famosa para os locais e para turismo também. Com temas baseados em crencas religiosas, vende-se de tudo, comida, roupa, artesanato, velas, flores, etc ...

A roupa das mulheres, como sempre, é bastante colorida e interessante. Mas as dos homens também! Infelizmente nao tivemos chance de fotografar pois eles sao meio "ariscos". Elas só escondem o rosto, às vezes, pra fazer charme ou pra ganhar algum moedinha, mas eles ficam bravos. Além disso andam com facoes na cintura! Eu hein!

As pessoas mais simples, na Guatemala, acreditam que quando se bate uma fotografia deles sem autorizacao prévia, rouba-se o espírito! Entao nem nos atrevemos.

VULCAO PACAYA - GUATEMALA














Da cidade de Antigua, um dos principais tours que se pode fazer é a subida ao Vulcao Pacaya. Com 2.550 m de altura, está em atividade ininterrupta desde 1960.

Compramos nossos bilhetes um dia antes, mas na hora do tour eu desisti, de novo. Saída do hotel às 6 da manha; caminhada de 2,5 horas; sem uma boa noite de sono: abri mao e fiquei dormindo! Esse foi mais um passeio que o Leo fez sozinho, infelizmente.

Esperávamos muito por essa chance de ver lava! As pessoas compram marshmallow e espetam num stick de madeira pra tostar. Seria muito legal, mas tudo depende da natureza. Um amigo nosso viu rios de lava mas o Leo viu apenas pequenos focos.

A bem da verdade, o negócio é mesmo perigoso pois o caminho é bastante irregular, ou seja, se precisar correr, nao conseguirá! Pedras gigantes de fogo rolam montanha abaixo. Muito sinistro!

Quanto mais perto se chega da lava, mais perto se quer chegar. É aí que mora o perigo maior. Nao é possível ver a diferenca entre uma pedra que já esfriou e uma que ainda está quente (porém nao em brasa), ou seja, só se percebe que está sobre lava quando se sente o calor intenso!

Pode-se escalar mais, ou menos, dependendo do tempo e do guia. O grupo foi quase até o topo, de onde se tinha uma vista muito bonita e também se podia sentir o calor do chao subindo pelas pernas. Uma sensacao esquisita, pois a temperatura é gelada, intensificada pelo vento fortíssimo. E se seu sapato nao for uma bota de trekking poderosa, pode até derreter! Imagine!

ANTIGUA - GUATEMALA























MOEDA = Quetzal: US$ 1,00 = Q$ 7,80

E por falar em Quetzal, esse é o nome do pássaro mais famoso da América Central, encontrado mais nos parques nacionais da Guatemala.

Cansamos dos ¨chicken buses¨ entao viajamos de Headman Allas (uma empresa de ônibus muito boa), de La Ceiba (Honduras) pra Antigua (Guatemala). Mesmo assim, foram 14 horas! Nao tem como nao cansar ...

Nesse trecho fizemos algumas paradas, inclusive na fronteira, onde tiramos a foto da placa que explica o livre trânsito entre os 4 países do chamado C4 (Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador).

Passamos também por Guatemala City (capital) com a qual ficamos impressionados. Da janela do ônibus percebemos como a cidade é limpa e moderna. Diferente de tudo que já vimos em toda a América Latina. Superior a qualquer outra capital, pelo menos em beleza!

Antigua: nossa Paraty! Ruas de pedra, construcoes coloniais, luminárias de ferro, sacadas floridas, pinturas desgastadas pelo tempo, ladrilhos hidráulicos nas fachadas, placas de sinalizacao feitas em azulejo, cafés mil!

Rodeada por vulcoes, faz sol de dia, com temperatura bem agradável. Mas a noite, sim, esfria!

Tudo muito limpo. Artesanato bem colorido. Algumas coisas bonitinhas mas muita coisa assustadoramente brega e macabra! Uns pais de santo de madeira, caveiras, bichos tipo chupa-cabra, etc ... Engracado. Uma mistura de religiao com crenca popular ... Doidera total.

Gente boníssima. Mulheres com suas saias longas e retas, coloridas e comportadas, ao mesmo tempo.

Na última foto de arquitetura, o prédio amarelo cheio de arcos e com água na frente é um local onde as pessoas lavam roupas. A água limpa (mas nao potável) é disponibilizada pela prefeitura. Sao tanques gigantes, de concreto. Parei pra conversar com 2 senhores, o Naftaly e o Fernando, que estavam esfregando, inclusive, os vestidos das suas senhoras. Interessante. Servico pesado é coisa pra homem, pelo menos na Guatemala. Hehehe.