sábado, 6 de dezembro de 2008

FEIRA DE OTAVALO - EQUADOR























Viajar de ônibus no Equador é uma merda. Nao por causa das estradas (que sao boas) e nem muito por causa da frota (que é razoável). Mas porque motoristas dirigem como quem vai salvar o pai da forca!

O objetivo é lotar o ônibus, entao eles correm muito e param milhoes de vezes pra pegar passageiro no meio do caminho. As freadas sao tao suaves que vai tudo pro chao.

Voce nao precisa comprar a passagem no guichê da rodoviária. Simplesmente entre no ônibus e depois pague para o cobrador, que nunca tem troco ...

Eles ligam a televisao e o rádio da cabine ao mesmo tempo. Também, para que temos 2 ouvidos?

Aí voce resolve prestar atencao no filme mas tem gente que vai de pé ... sao os famosos "filhos de vidraceiro, porque só embacam". Entao desiste do filme e tenta dormir.

Aí entra ambulante atrás de ambulante, gritando no seu ouvido e passando com bandejas cheias de coisas nojentas de comer ... como se dorme entao?

Ok. Entao vamos olhar pela janela pra ver a paisagem. Aí vemos ultrapassagens impossíveis, que dao medo.

Resumindo. Tensao total.

Bem. A cidade de Otavalo fica no norte do Equador, há 2 horas de Quito. Lá tem uma feira gigante, onde só nao vendem "maes". Fomos conferir.

Artesanato, bijoux, comida, pintura, moda, filhotinho de cachorro, chapéu panamá ...

Mas tem chapéu panamá no Equador?
É que o famoso PANAMA HAT é original daqui!

Mas por quê entao é chamado de Chapéu Panamá?
Porque quando o filho de um presidente Equatoriano viajou ao Panamá com seu exemplar, fez tanto sucesso que, em seguida, seu país passou a exportar uma enorme quantidade para lá.
Só depois, o Panamá comecou a vender para o mundo todo, ganhando entao a fama.

A empresa pioneira do tal modelo é a "HOMERO ORTEGA" que tem sua sede em CUENCA e uma filial em QUITO mas vende, principalmente, por exportacao.

Suas fibras variam de qualidade, o que faz também o preco variar entre 60 e 800 dólares (aqui no Equador) ... podendo os mais finos chegarem a custar até 3.000 dólares na Europa!

E o gala panameño Leonardo, que passeava pela feira, fez um certo charme para experimentar e posar pra foto, usando um TABAJARA PANAMA HAT (que custava 18 dólares). Pode?

A vestimenta das mulheres é bem típica e diferente: saia comprida e reta (elas sao mais magras aqui do que Peruanas e Bolivianas), camisa de linho branca com bordado colorido e manga bufante, além de um colar dourado de várias voltas.

A menininha que me abraca na foto chama-se ERICA, tem nove anos e trabalha sozinha na banca quando a mae nao está. Perguntei a ela como fazem quando chove (achando que ela talvez dissesse: "pegamos tudo e saímos correndo") e ela respondeu serenamente: "esperamos a chuva passar".

A secao CULINÁRIA da feira é, de certa forma, inexplicável. Nem vendo pra crer. O que se vende, o que se come, da forma como se prepara, as maos e unhas de quem cozinha e manuseia. É preciso ter estômago de ferro.

Me atrevi a perguntar o que tinha numa frigideira gigante, além de batatas. A Sra. me respondeu: SANGUE, SANGUE DE VACA LOCA! Ficamos ali, pasmos, e ela ria! Ainda nao sabemos a verdade, mas é melhor nem querer saber.

QUITO - CENTRO HISTÓRICO










Fincada entre vales andinos e picos vulcânicos, Quito é dividida entre OLD TOWN (cidade velha) e NEW TOWN (cidade nova).

Passamos rapidamente pelo CENTRO NOVO, base mais turística e comercial para grandes empresas, com prédios modernos. E alí, nos permitimos um bom shopping e até cinema.

Mas o grande lance é passear pelo CENTRO VELHO da capital, que está muito bem preservado, em relacao à arquitetura colonial.

Dominado pela classe trabalhadora, tem ruas estreitas e calcadas mais ainda! Muita ladeira e 2 placas em cada esquina ... a placa antiga, com um nome de rua e a placa nova, com outro!

Como toda cidade grande, também tem seu lado perigoso ... "nao ande a noite por parques nem pelo bairro Mariscal Sucre" ...

E como a cidade está em comemoracao, há muita cor, bandeiras e música por todo lado.

Observe, nas 2 primeiras fotos, caminhoes coloridos e abertos, com gente empuleirada dancando. Conhecidos como "CHIVAS", sao alugados por empresas e grupos de turistas e desfilam pela cidade, o dia inteiro, cada um com sua própria festa. Parecido com os TRIOS ELÉTRICOS dos carnavais brasileiros.

Visitamos, na PLAZA GRANDE, o Palácio do Governo e o Centro Cultural Metropolitano. Ambos prédios lindos!

Veja também, nas fotos, o prédio do Banco Central, o Monastério de San Francisco e a Basílica del Voto Nacional (ao fundo).

O tempo em Quito também é muito louco: amanhece sol e o tempo fica aberto até mais ou menos 14hs. Depois cai a maior chuva! E quando chove esfria. Mas esfria mesmo! Voce sai de camiseta de manga curta e garrafinha de água gelada e volta de gorro, luva, malha de la, etc ...! E nao pode esquecer o guarda chuva ou a capa de chuva!

Com relacao à Gastronomia, por incrível que pareca, temos que citar algo que para nós (brasileiros) é tao banal, mas que nesta viagem passou a ter uma certa relevância ... O pao e o café:

No Equador tem bastante PADARIA, como no Brasil. E sao boas!

Ufa, até que enfim! Já era tempo, pois na Argentina, no Chile, na Bolívia e no Perú o café é "chafé" (fraquinho!) e o pao é uma "pedra" (de tao duro e seco).

Já aqui, pudemos experimentar um café decente e paezinhos macios. O "pan de yuca" tem cara de pao de queijo, mas tem gosto de pao de batata (yuca é um dos milhoes de tipos de batata existentes aqui). Tem também a empanada de queijo, que é feita com massa adocicada, acucar por fora e queijo salgado por dentro ... interessante.