domingo, 2 de novembro de 2008

GEISERS "EL TATIO" e PUEBLO "MACHUCA"




Geisers sao formados pela condensacao da água que ferve no subsolo e, ao sair por bucacos na superfície, encontra temperatura gelada do ar formando fumaca de vapor.

Esse passeio foi surpreendente antes mesmo de comecar: em San Pedro de Atacama, com certa frequencia, corta-se a energia de madrugada. Como tínhamos que sair para o tour às 4 horas da manha, precisamos acordar as 3h30min e nao tinha luz!

Nao foi facil nos prepararmos! Conseguimos lanterna por alguns poucos minutos, depois uma vela e, aos trancos e barrancos saimos. Ah! Mais um pequeno detalhe: também nao tem água de madrugada nos hostels ... hehehe ...

Escovar os dentes com água mineral, fazer xixi e lavar as maos de qualquer jeito, ficar de óculos porque nao dá pra colocar a lente de contato, etc ..., etc ..., etc ... esse tipo de coisa tá virando rotina. É que estamos nos "desprendendo" das coisas materiais!

Mas voltando aos GEISERS, chegamos à cratera do vulcao "El Tatio", que fica a 7 km da fronteira com a Bolívia, a 4.300m de altitude e 5.000 metros acima da lava. Entre 6 e 8 horas da manha é que se pode ver a formacao dos Geisers em maior quantidade e tamanho.

É incrível ver um buraquinho de nada no chao que vai aumentando, solta fumacinha depois se abre e forma uma poca de água borbulhando! Nessa altitude a água ferve a 85ºC e acontecem sim acidentes no local. Todo cuidado é pouco. Fomos muito bem alertados!

E com a água dos Geisers há uma única piscina que se pode entrar. E lá foi o Léo. Nao tivemos coragem pois a água nao estava tao quente assim pra valer a pena o frio do lado de fora. Foi preciso um "esquema" de enxugar e se trocar muito rápido pois a pedra do piso externo era absolutamente congelante!

Tivemos também um café da manha muito especial e diferente. Mate de coca, lanchinho, bolachinhas, etc ..., num frio de lascar, mas muito agradável. Na foto: DANI, CLÁUDIA (nossa amiga de SP) e LÉO.

Na volta "pra casa" paramos num povoado de 40 habitantes. Uma igrejinha fofa e churrasquinho de Lhama! É isso mesmo! Tivemos coragem!

SALAR DE TALAR E SALAR DO ATACAMA















Os "salares" sao fontes naturais inesgotaveis de sal, existentes no altiplano Chileno e também boliviano. Desejávamos ir ao Uyuni, que é o maior salar do mundo, mas desistimos pois a viagem é muito arriscada.

Entao nos contentamos com o tour que nos levou às lagunas altiplanicas do Chile, próximo a San Pedro de Atacama. Subimos a 4.500m e avistamos paisagens absolutamente diferentes de tudo que já conhecíamos, além de muitos flamingos nos lagos.

Num dos lagos há tanta concentracao de sal que é difícil afundar! Entramos e ficamos "flotando" sem nenhum esforco! Impressionante! Uma experiência única! Infelizmente nao pudemos fotografar mas fica registrado o evento ...

Era preciso tomar muito cuidado para nao espirrar água nos olhos pois dizem que a dor é insuportável! Depois precisamos tomar um banho fora com galao de água doce pra tirar o excesso de sal do corpo, que fica todinho branco.

Numa das fotos (Dani de bracos abertos) pode-se notar a beira do lago em forma de losangos. Assim vai se formando o salar. O lago vai secando e os losangos vao se fechando até o piso ficar completamente liso e branco! Incrível!

Observacao importante: veja na última foto que de fome eu nao morro. Qualquer coisa estou pegando um empreguinho para "hablar" inglês por aqui ... hehehe!

SAN PEDRO DE ATACAMA - 1º DIA


















Partimos de Santiago encarando uma viagem de ônibus com duraçao de 24 horas! Novidade para nós. Parece muito, mas foi extremamente confortável e tranquilo.

Fomos de 1ª classe. Somente 6 lugares num espaço reservado. Estrada excelente. TV com filme bom, jantar, banco totalmente deitado ... beleza!

San Pedro de Atacama: Cidade muito pequena, com mais ou menos umas 8 ruas! Tudo de terra. Muito vento ... imagine o pó! Impossìvel ficar limpo por mais de 10 minutos.

A altitude e a secura do ar matam. Foram 5 dias maravilhosos mas que destruiram roupa, pele e cabelo como se descuidássemos por 6 meses (ironia do destino ... hehehe).

A diferença de temperatura entre dia e noite é grande. Mais ou menos 40 graus de variaçao. De dia, sol escaldante. A noite, vem o frio ... e que frio!

Falta água na cidade. As torneiras tem um fiozinho. Banho quente só até as 22hs, com tempo controlado. De madrugada, nada de água. Nem na torneira, nem no vaso sanitário ... complicado!

Mas comemos incrivelmente bem. Ao chegar qualquer um fica assustado pois parece que voce esta perdido no meio do nada. Mas depois a cidade acolhe a gente de tal forma que nos sentimos em casa.

Todas as agencias de turismo e restaurantes sao de gringos entao a coisa é muito bem feita para o turista. E nao é tao caro!

Compramos um pacotao de tours na agência MAXIM e nosso guia VICTOR foi o melhor guia que tivemos até hoje! Calmo pra falar, detalhista, atencioso com cada passageiro, chamando todos pelo nome, cuidadoso e ecologicamente correto.

1º passeio = VALE DE LA LUNA e VALE DE LA MUERTE ... paisagens estonteantes! Assistimos o por do sol de cima de umas dunas. Nesse momento as montanhas vao mudando de cor e, no ceu, comecam a aparecer as estrelas. LINDO!

2º passeio = TOUR ASTRONOMICO ... veja www.spaceobs.com ... saimos as 22h30min de San Pedro de Atacama e fomos para o meio do deserto, numa clareira, onde um astronomo e guia nos recebe numa cabana com o teto vazado e, à luz de vela, faz uma pequena palestra sobre astronomia.

Depois vamos a campo, observando o universo, atraves de uns 10 modelos de telescopio e ouvindo suas explicacoes. Num frio congelante, descobrimos e aprendemos tanta coisa e, ao mesmo tempo, percebemos que nao somos nada e nao sabemos nada, diante da imensidao de la de cima.

Muuuuuito legal! Galaxias, estrelas cadentes a cada minuto, Júpiter, o movimento da terra, do sol, da lua, etc ... Encerramos com orientacoes extras e um chá bem quentinho na cabana, à 1h30min da manha! ESPETACULAR.