sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

QUITO... APÓS A "BARBARIE" DAS TOURADAS
















Na primeira imagem deste capítulo mostramos um mapa do Equador, com a rota que fizemos até agora pelo país (subindo) e, no detalhe menor, ainda no Equador, nossa próxima e tao esperada aventura por Galápagos (de 07 a 17 / Dezembro / 08).

Depois de cometermos o primeiro pecado da nossa viagem (assistir à tourada), comecamos a explorar Quito com um tour pela catedral principal que é estonteantemente grande e linda, dentro da beleza do estilo gótico.

Esse nao é, definitivamente, nosso gosto, mas temos que admitir que é um "belo" trabalho. Construída inteira em pedra, tem 78 metros de altura. E lá fomos nós, aos 78 metros, conferir.

É claro que visitamos a Igreja normalmente, em seu interior, como todo mundo faz, mas experimentamos também a oportunidade de "escalar" a Catedral por suas entranhas, subindo uns 60% de elevador e o restante por escadinhas sinistras!

Alguns trechos foram feitos por fora, o que deu mesmo muito arrepio.

Você já esteve sobre a cúpula, sobre as torres, sobre o telhado de uma catedral? Já alcancou os sinos com a possibilidade, inclusive, de tocá-los? É, no mínimo, bem interessante.

Depois dessa, achamos que pudermos nos redimir do maldito sacrilégio de "colaborar" (mesmo que só financeiramente) com a matanca de fortes e belos touros.

E por falar em "Equador", obviamente que, fomos também ao ponto turístico onde passa a linha do Equador, que divide nosso planeta em hemisférios norte e sul.

O lugar foi elegido como METADE DO MUNDO. Entao visitamos para poder colocar cada pé em um hemisfério ... coisa de turista, que nao significa nada, mas nada mesmo, mas tem que rolar! Básico!

Mas por que a METADE DO MUNDO tem que ser nesse ponto, já que a linha do Equador dá a volta no mundo inteiro, passando por tantos lugares?

É que a regiao de Quito é habitável, com montanhas acessíveis, onde se pôde verdadeiramente comprovar a latitude 0º,0´,0" ; enquanto todos os outros lugares do planeta, por onde passa a linha, sao florestas tropicais de mata fechada, minúsculas ilhotas ou oceano!

Na última foto, nosso 2º pecado. Descobrimos uma rede de restaurantes muito parecida com o nosso OUTBACK, onde nos acabamos, comendo costelinhas com molho barbecue e aquela maravilhosa cebola frita! Isso tudo sem contar a batatinha, a salada, a bebida ... quase explodimos!

TOURADA EM QUITO - EQUADOR








QUITO é a capital do Equador.
A cidade está em festa, por quase um mês.
É que o país comemora 200 anos de independência da Espanha e, por isso, há uma série de eventos acontecendo na grande cidade.

E o principal acontecimento é a CORRIDA DE TOROS. Embora sejamos totalmente contra, fomos conferir o que, para nós, além de novo, era quase inacreditável!

Durante 1 semana, 6 toros sao sacrificados diariamente, diante de uma multidao. Eles consideram arte, mas nao passa de tortura!

Vimos, de perto, uma sequência de atos de agressao, raiva e ignorância geral.

O que dizem ser cultura tradicional espanhola é, na verdade, mais uma ótima oportunidade comercial para vendedores ambulantes, cambistas e grandes empresas.

Além disso, uma ocasiao de bagunca generalizada e embriaguez coletiva, causada por muita cerveja e vinho.

O toureiro é considerado um herói, homenageado com flores e chapéus, que sao atirados pelo público, principalmente quando mata o touro de primeira. Como um troféu, arranca-se uma orelha do touro, exibindo-a para a platéia.

Para nós é um covarde, até porque nao faz nada sozinho ... está sempre assessorado por outros toureiros "ajudantes", que o socorrem a todo instante.

Na última foto, o touro já morto, após inúmeros golpes de lancas e facas na nuca, é puxado por cavalos para fora da arena.

Onde está entao a beleza desta "festa" sangrenta?

BAÑOS - EQUADOR











A cidade de BAÑOS nos foi altamente recomendada e é um dos principais lugares turísticos do Equador. Nao sabemos como, pois nao gostamos.

Nao tem turismo no Equador! Nao existe infra-estrutura nenhuma para nos receber.

Mas sempre encontramos muitas curiosidades como, por exemplo, o PORQUINHO DA ÍNDIA NA BRASA ... hehehe.

É isso mesmo. Uma das comidas principais do Equador, mas que também vimos no Perú, é o CUY. Nao tivemos coragem de experimentar, é claro.

O prato pode ser encontrado nos melhores restaurantes, preparado pelos melhores chefes de cozinha; mas depois que você vê pelas ruas, numa grelha imunda, sendo revirado por maos com unhas "recheadas" de sujeira .............. esquece !!!!!!!!!!

O município de Banhos de Água Santa é conhecido como o paraíso das termas, pois está aos pés do vulcao Tungurahua, que é ativo!

Também há bastante opcao de esportes radicais, mas como nao somos tao radicais assim, só fizemos um "Hiking" ao "Mirador de La Virgen del Agua Santa".

E pra nao dizer que somos chatos, topamos fazer um tour pelos arredores da cidade para ver várias cachoeiras. Compramos os tickets um dia antes mas, na hora do passeio, a agência estava fechada (provavelmente porque estava chovendo)!

Nos contentamos, entao, com a cachoeira que desaba sobre a cidade, conforme foto.

Outra curiosidade culinária da regiao é o doce MELCOCHA, feito com pura cana de acúcar. Um tipo de QUEBRA DENTES que também nao tivemos coragem de provar, principalmente porque nossa "dentista de confianca" está para entregar sua tese de mestrado, além de encontrar-se em vésperas de casamento ... nao podemos contar com uma viagem dela, de emergência, para os confins da América!

E pra finalizar o capítulo, observemos a "farmácia" típica de alguns países da América do Sul ... parece uma gaiola! Ninguém entra pois tem grade e pede-se as coisas da rua ... por que será?