sábado, 3 de janeiro de 2009

ARQUIPELAGO DE BOCAS DEL TORO - PANAMA








































Nosso último destino no Panamá, Bocas Del Toro é um paraiso de surf.

Ficamos na Isla Colon, que é a principal mas, de lá, pudemos visitar várias outras.

É muito bonito mas também muito abandonado. Há um mês atrás houve uma enchente que destruiu as praias, mas nao havia nenhum sinal de trabalho para recuperacao.

Existe um aeroporto pequeno, que funciona normalmente, mas a entrada parece uma favela. Ridículo um governo dar as costas por completo para um lugar tao turístico.

Passamos o Fim de Ano lá e vimos que só tem gringo! Muito americano, mas também muito europeu! Também só se fala inglês ...

As primeiras fotos sao das praias "BOCA DEL DRAGO" E "ESTRELAS". Comecamos com muita emocao pois, para ir e para voltar pegamos um ônibus que cobrava 1,5 dólares por trecho, por pessoa, enquanto um táxi cobraria 25 dólares somente pela viagem de ida! O caminho estava detonado, todo de terra, no meio da floresta. Para atravessar nao mais de 15 Km demoramos 1 hora, numa lata de sardinha achatada.

Pena nao ter dado para sacar foto pois o ônibus era tao baixo, que a cabeca do Leo encostava no teto! Vários turistas viajaram o tempo todo com o pescoco dobrado! Inacreditável! Nao aguentei vê-los daquele jeito, entao ofereci meu assento para o cara mais alto pois eu, certamente, estaria mais confortável que ele, em pé!

A segunda emocao aconteceu alguns minutos após nossa vitoriosa chegada ao lindo local ... passamos pela praia Boca del Drago e seguimos caminhando com destino a uma prainha bem calma, lotada de estrelas do mar, quando, na areia, no meio da vegetacao caída, vi uma cobra. Era fininha, mais ou menos da expessura de uma caneta marca texto. Tinha aproximadamente 1 metro de comprimento e parecia um galho de árvore. Quase pisei nela! Dei um pulo de uns 40 cm de altura e corri feito louca, gritando. Foi um show a parte. A cobra simplesmente passou por mim a seguiu seu caminho. E o Leo, que nao a tinha visto, depois que me viu correr, ao invés de vir saber como eu estava, foi atrás da cobra pra ver como ela era. Dá pra acreditar? Depois veio descrevendo ... bem verde, uma cabeca bem fininha, etc ...

Bem. Enfim chegamos à "Playa de las Estrellas". Parecia um lago pois a água era calmíssima. Com um mar totalmente transparente pudemos facilmente ver, no fundo que nao era fundo, bem na beirinha, uma infinidade de estrelas grandes e de cor laranja bem forte. Lindas!

De repente um susto. Nossa terceira emocao foi quando o Leo, com a água pelas canelas, sentiu passar, bem rápido e bem perto dos pés dele, uma araia. Ela era pequena mas tinha o rabo enorme! Caramba. Todo cuidado é pouco, pois elas se camuflam na areia e quase nao se pode vê-las! Entao criamos a técnica de nao pisar levantando os pés mas sim arrastando-os dentro d'água pois, se encostamos numa araia, ela foge e nao ataca. Assim esperamos.

E assim foi. Ficamos ali, descansando, tirando muitas fotos legais, filmando e conversando com a galera, enquanto nossa emocao geral foi sermos picados pelas "chitras" (micro mosquitinhos pretos que fazem um estrago) e ter os pés cheios de micro espinhos ...

Ainda na mesma Ilha Colon, resolvemos ir até a PRAIA PAUNCH, onde rola bom surf. O Léo só queria assistir pois resolveu nao inventar moda. Isso porque, além do aluguel de prancha custar caro (25 dólares por dia), o local nao é dos mais fáceis. Fundo de coral e muito raso! Além disso é preciso garantir a prancha com 400 dólares, caso quebre. E a chance de quebrar, naquelas ondas, era grande.

Alugamos entao uma bicicleta e lá fomos nós. Nos demos bem mal pois pagamos caro e nao a aproveitamos. Por causa de muita chuva e maré alta que invade as pistas, a estradinha de terra era um mar de lama. As bicicletas, que poderiam ajudar, entao comecaram a atrapalhar. Pensamos, por inúmeras vezes, em desistir e voltar atrás mas dava dó! Já tinhamos andado bastante até que encontramos um hotel. Trancamos as bikes lá e seguimos a pé pelo lamacal! Hehehe.

Passamos também uma tarde na ILHA CARENEIRO, a mais próxima de onde nos acomodamos. Com 1 dólar se atravessa de barquinho e lá, o único lugar que encontramos para tomar um solzinho e nao sermos devorados por mosquitos foi um pier de madeira. Conhecemos 2meninas da Rússia, com quem comemoramos antecipadamente o Ano Novo. Elas abriram champagne às 4 da tarde, horário compatível com a meia-noite do país delas.

Mais uma vez ficamos chateados de ver a miséria que rodeia a populacao do paraíso. O lugar é maravilhoso mas as pessoas vivem em favelas, no meio do esgoto. Muita sujeira, nenhum saneamento, higiene zero, pobreza, lixo por todo lado, construcoes precárias, nada de educacao mas; por incrível que pareca, alegria em seus rostos.

Antes de deixarmos a ilha, o Leo, junto com nossos amigos italianos Silvano e Enzo, jogaram futebol com a molecada, na maior descontracao.

Em outra oportunidade, fizemos um tour de barco que comecou cedinho. Fomos à Baia de Golfinhos, fizemos snorkel sobre corais (coloridíssimos) e visitamos a ILHA BASTIMENTOS onde conhecemos a praia RED FROG. Como o próprio nome diz, esse local tem um sapinho minúsculo, de cor vermelha (mas que mais parecia ser laranja), que nos foi apresentado pelo menino local OMAR. É claro que demos umas moedinhas a ele, depois de usar e abusar do sapo, pegando-o na mao e tirando mil fotos.

Bom. Nosso Reveillon foi um luxo! Nao tínhamos nenhum bom plano quando, de repente, fomos "convidados" pelos nossos amigos SILVANO e ENZO, de Napoli (Itália) para prepararmos uma ceia com eles. Nosso hotel nao tinha cozinha mas o deles sim. Entao pedimos autorizacao para os donos e eles nos aceitaram como visitantes.

No dia 31 cedinho saímos, os 4, atrás das compras. Com os pescadores, compramos 1,5 kg de lagosta e 1 kg de camarao. Tínhamos tudo, menos uma boa panela. Na maior cara de pau, fomos a um hotel cujos donos eram italianos e pedimos uma panela emprestada. A Sra., muito simpática, nos deu inclusive uns temperinhos. Hehehe!

De entrada, saladinha de alface e cenoura, com camaroes fritos. Prato principal: um delicioso spagueti com molho de tomate. Vinho branco (pro seco) e champagne pra acompanhar. De sobremesa, abacaxi, uvas e sorvete de chocolate.

O Enzo, engracadíssimo, comprou um monte de fogos e velinhas! Silvano, mais sério, fez suas oracoes. Depois disso, foi a maior bagunca. Nos divertimos até 1:30 da manha e ainda fomos para um barzinho, dancar. Só paramos às 3 da manha, quando minhas pernas nao aguantavam mais de cansaco!

Nas 2 últimas fotos, nossos conhecidos brasileiros: O casal Tupi e Carol (que também tem o filho Yeté, de 7 anos) de Ubatuba, estao viajando há 2 anos e o surfista Gabriel, de Santa Catarina. Todos com suas artesanias e gana de vencer!

NATAL EM BOQUETE - PANAMA













Acredite. O nome da cidade é esse mesmo. Mas nao vive nenhum brasileiro lá. Ainda bem! Porque o significado pornográfico da palavra só vale para nós ... hehehe.

E já que estávamos no clima da "baixaria", nao nos espantamos ao descobrir que para chegar nessa cidade pegaríamos "una buceta, via Porras, com destino a Boquete".

Bem. Fomos conferir o que tanto falam do lugar. É uma cidadezinha no meio de um vale, na regiao de Chiriqui, no norte do Panamá.

Famosa por ser considerada por americanos o 4º melhor lugar do mundo para se aposentarem. Ou seja. É praticamente o quintal deles. Só se fala inglês ...

Cortada por um rio, tem muitas opcoes de passeios tipo rafting, canopy, cavalgadas, trekking ... mas nao estávamos nessa "pegada".

Entao ficamos somente 2 noites aproveitando para descansar e curtir o Natal. Mas deu um medinho nao ter nem onde comer na Santa Noite pois quando chegamos vimos 2 ou 3 restaurantes "meia boca" fechados ou fechando ...

Na noite do dia 24 só encontramos uma lanchonete aberta. O Leo pediu, na maior felicidade, um "Chili Hot Dog" mas veio "Patacones recheados com Chili". Hehehe. A moca entendeu errado e ficamos com pena quando ela disse que teria de pagar. Foi, entao, o que o Leo teve de ceia de Natal ... Patacon é um tipo de banana que se cozinha quando ainda está verde e deve levar também alguma farinha junto pra formar a massa. E Chili é um molho de tomate picante com carne e feijao.

Na noite do dia 25 tivemos uma festinha no Hostel do David - um americano muito gente fina que juntou toda a galera e fez muita comida gostosa. Tomamos uma garrafa inteira de vinho branco antes, entao, imagina como aproveitamos ...!!! Hehehe.

No final eu até virei a Mula sem Cabeca - usando o Buff (bandana) do Leo.