sábado, 22 de novembro de 2008

ISLAS UROS E TAQUILE - LAGO TITICACA (lado Peruano)























MOEDA = SOL: US$ 1,00 = S$ 3,00

O lago Titicaca é dividido em 40% para a Bolívia e 60% para o Perú. A relacao dos 2 paises, no que diz respeito ao lago, é amigável. Ambos podem pescar e navegar em ambos lados.

Nossa base para os passeios desse local é PUNO, uma cidade a beira do lago, no lado Peruano. A cidade é muito feia e só vale a pena pois os tours às Ilhas UROS e TAQUILE sao muito legais!

Na época de comemoracoes religiosas, a cidade de Puno fica 1 mes em festa e consome, nesse período, a mesma quantidade de cerveja que o perú inteiro consome em 1 ano. Quanta felicidade!

UROS é um povo que "fugiu" do continente (que estava sempre em guerra) e foi viver em paz em suas Ilhas Flutuantes.

É isso mesmo! Sao 50 ilhotas, construídas com TOTORA. Em cada ilha vivem de 4 a 10 famílias, cada uma com um presidente. Uma das "ilhazinhas" é um hospital. E também tem escola.

E nao é só a ilha que é feita de TOTORA mas também absolutamente tudo que existe sobre ela e ao redor! Escada, casa, teto, cama, cadeira, mesa, barco ....

Eles nao tem eletricidade portanto tiram sua energia do aquecimento solar (que aguenta 2 horas funcionando). Escurece as 18h entao até umas 20h há luz, depois ...

Faz muito frio e no inverno a temperatura chega a MENOS 20 graus!

Perguntei como as mulheres tem seus filhos e disseram que é "naturalmente". Cada ilha tem uma mulher parteira ... e as grávidas bebem sangue de CORMORAN (que é um pássaro) para anestesiar o corpo!

Sua alimentacao é a base de peixe, batata e quinua (um cereal da regiao). Mas claro que tem um "barco-mercado" que passa todo dia vendendo guloseimas que só se dá para as criancas.

Ficamos curiosos para saber porque eles sao tao gordos mas nao tivemos coragem de perguntar!

Também há um barco que recolhe o lixo uma vez por dia. E uma vez por semana cada chefe de familia vai ao continente comprar complementos de alimento para o abastecimento da ilha e da familia, como leite, ovo, arroz, ...

A TOTORA é uma planta aquática que cresce em abundância nesse lago. É comestível mas nao tem gosto de nada (experimentamos). Visualmente parece uma erva doce gigante e é crocante na parte branca.

Blocos de raiz da planta, com 2 metros de profundidade, sao amarrados uns aos outros e assim se faz a "fundacao" da ilha (que fica abaixo d´água).

Depois acrescentam 4 camadas da fibra de Totora, de forma intercalada, para fazer o piso (que fica acima d´água).

E conforme a fibra vai apodrecendo, vao colocando mais e mais camadas. Mas e a casa? Eles levantam! Com 4 pessoas (uma em cada esquina), se suspende a "residência" pra "reformar" o chao!

Quando o vento está muito forte, a ilha sai de seu lugar correto, entao eles pedem ajuda aos barcos com motor para "empurrarem" a ilha de volta para seu lugar original!

Para nao pegar fogo na ilha, eles cozinham sobre uma base enorme de pedra. É preciso muito cuidado.

E AGORA? O QUE VOCE ACHA DE TUDO QUE VOCE TEM AÍ, AO SEU REDOR? QUAL SEU GRAU DE CONFORTO, ONDE VIVE? O QUE PENSA DA ÁGUA QUENTINHA DO SEU CHUVEIRO? DO MICROONDAS E DO COLCHAO?????????????????????????

Na foto, uma torre que mais parece caixa d´água mas é uma plataforma de observacao.

Depois de Uros fomos a ILHA TAQUILE (que é fixa). Lá tudo é bem diferente. A língua é o "Quechua", nao existe pobre e rico (todos tem tudo igual), nao há "presidente" e sim várias autoridades. Eles resolvem tudo na igreja, todos juntos!

Antes de casar eles tem que conviver por 3 anos. Pode haver sexo, mas nao filhos. Se der certo, aí entao se casam. Nao existe divórcio. Só pode ter uma mulher para toda a vida. Interessante!

Quando a mulher casa, corta o cabelo e entrelaca os fios na la de alpaca, pra fazer o cinturao que os homens usam. É a representacao de que elas estao presas ao marido todo o tempo.

Homem com gorro todo vermelho é casado. Com o gorro vermelho e branco é solteiro. Nao podem sair de casa sem ele!

Veja na foto o detalhe das saias da mulheres que usam até 40 delas de uma só vez! O manto preto é padrao para todas. Que calor!

Na última foto, nossa chegada "triunfal" ao hotel em Puno. A "MOTO-TAXI" é engracada demais, e barata!

Obs.: podemos sugerir a MOTO TAXI como alternativa econômica e absolutamente diferente de tudo que já se viu em festas de casamento, para a noiva Flávia e seu pai Cláudio, na ida à Igreja! O noivo Heberto ficaria surpreso e emocionado.

Nenhum comentário: