sábado, 22 de novembro de 2008

AREQUIPA (PERU)



















Arequipa fica no sul do Peru e é conhecida como CIDADE BRANCA. Isso porque é quase todinha construída com uma pedra branca chamada SILLAR. Essa pedra é de origem vulcânica e provém dos vulcoes ao redor da cidade (sao três gigantes: El Misti = 5.822 m; Chachani = 6.075 m e Pichu Pichu = 5.571 m).

Tivemos uns probleminhas na ida pois compramos passagem da JULSA e o ônibus era um lixo ... O Léo chamou até a polícia e virou macho pra tentar receber o $ de volta. Mas conseguimos trocar a passagem por um ônibus bem melhor, em outro horário ... o que nao adiantou muito pois as pessoas que viajaram com a gente eram, digamos, uma aberracao da natureza.

Passados os "apertos", chegamos ao local que nos causou surpresa. Isso porque nao esperávamos muito de Arequipa mas gostamos bastante!

É uma cidade linda, cheia de charme com suas construcoes bucólicas e paredes pintadas de cores fortes, ótimos restaurantes e muita história sobre sua colonizacao espanhola.

Igrejas maravilhosas, monastérios e "casonas" (mansoes do século XV conservadíssimas e, quando nao ocupadas por empresas privadas, estao sempre abertas ao turismo com atracoes culturais).

Nos lembrou um pouco CUZCO, principalmente a Plaza de Armas, rodeada de corredores cobertos por arcos e a Catedral.

Visitamos também o MONASTÉRIO DE SANTA CATALINA, um convento fundado em 1580 mas que só abriu suas portas ao público em 1970. Passamos uma tarde toda lá pois é muito interessante de se conhecer ... aposentos, costumes e muitas regras!

As freiras ainda vivem lá, porém numa construcao mais nova, dentro da "cidadela" que ocupa um quarteirao inteiro.

Em meio ao silêncio e num ambiente tranquilíssimo, cometemos o pecado de almocar muito bem no restaurante do monastério, além de experimentarmos a sobremesa típica de Arequipa, que é o HELADO DE QUESO (sorvete de queijo) ... veja foto.

E o mais interessante é que o sorvete nao é feito com queijo! Soubemos que só vai leite, côco e canela. Mas ninguém dá a verdadeira receita. De qualquer forma, era muito bom!

Nos divertimos bastante com alguns detalhes pitorescos dos lugares por onde passamos. E em Arequipa registramos 2 deles:

* Veja foto do policial engracadinho que conversa com todos, segura o trânsito, dá o braco aos pedestres para travessia da rua e tira fotos com turistas bobos que nem a gente ... hehehe.

* Clique na foto do banner com propaganda de venda de computadores (para ampliar) e observe detalhe da barganha: na compra de um computador "Lentium IV" você leva pra casa uma garrafa de pisco ou um frangao com fritas ... hehehe!

A última foto é da MÚMIA JUANITA que vimos no museu da universidade. Essa menina da nobreza inca, de 14 anos de idade, foi encontrada na cratera do vulcao Ampato, a 6.288 m, por arqueólogos.

Conforme cultura e história, soubemos que ela foi sacrificada e enterrada como oferenda aos deuses ... um ritual comum naquela época. Outras 13 múmias de criancas também foram achadas e sao exibidas de forma alternada no museu.

Nenhum comentário: