sábado, 6 de dezembro de 2008

FEIRA DE OTAVALO - EQUADOR























Viajar de ônibus no Equador é uma merda. Nao por causa das estradas (que sao boas) e nem muito por causa da frota (que é razoável). Mas porque motoristas dirigem como quem vai salvar o pai da forca!

O objetivo é lotar o ônibus, entao eles correm muito e param milhoes de vezes pra pegar passageiro no meio do caminho. As freadas sao tao suaves que vai tudo pro chao.

Voce nao precisa comprar a passagem no guichê da rodoviária. Simplesmente entre no ônibus e depois pague para o cobrador, que nunca tem troco ...

Eles ligam a televisao e o rádio da cabine ao mesmo tempo. Também, para que temos 2 ouvidos?

Aí voce resolve prestar atencao no filme mas tem gente que vai de pé ... sao os famosos "filhos de vidraceiro, porque só embacam". Entao desiste do filme e tenta dormir.

Aí entra ambulante atrás de ambulante, gritando no seu ouvido e passando com bandejas cheias de coisas nojentas de comer ... como se dorme entao?

Ok. Entao vamos olhar pela janela pra ver a paisagem. Aí vemos ultrapassagens impossíveis, que dao medo.

Resumindo. Tensao total.

Bem. A cidade de Otavalo fica no norte do Equador, há 2 horas de Quito. Lá tem uma feira gigante, onde só nao vendem "maes". Fomos conferir.

Artesanato, bijoux, comida, pintura, moda, filhotinho de cachorro, chapéu panamá ...

Mas tem chapéu panamá no Equador?
É que o famoso PANAMA HAT é original daqui!

Mas por quê entao é chamado de Chapéu Panamá?
Porque quando o filho de um presidente Equatoriano viajou ao Panamá com seu exemplar, fez tanto sucesso que, em seguida, seu país passou a exportar uma enorme quantidade para lá.
Só depois, o Panamá comecou a vender para o mundo todo, ganhando entao a fama.

A empresa pioneira do tal modelo é a "HOMERO ORTEGA" que tem sua sede em CUENCA e uma filial em QUITO mas vende, principalmente, por exportacao.

Suas fibras variam de qualidade, o que faz também o preco variar entre 60 e 800 dólares (aqui no Equador) ... podendo os mais finos chegarem a custar até 3.000 dólares na Europa!

E o gala panameño Leonardo, que passeava pela feira, fez um certo charme para experimentar e posar pra foto, usando um TABAJARA PANAMA HAT (que custava 18 dólares). Pode?

A vestimenta das mulheres é bem típica e diferente: saia comprida e reta (elas sao mais magras aqui do que Peruanas e Bolivianas), camisa de linho branca com bordado colorido e manga bufante, além de um colar dourado de várias voltas.

A menininha que me abraca na foto chama-se ERICA, tem nove anos e trabalha sozinha na banca quando a mae nao está. Perguntei a ela como fazem quando chove (achando que ela talvez dissesse: "pegamos tudo e saímos correndo") e ela respondeu serenamente: "esperamos a chuva passar".

A secao CULINÁRIA da feira é, de certa forma, inexplicável. Nem vendo pra crer. O que se vende, o que se come, da forma como se prepara, as maos e unhas de quem cozinha e manuseia. É preciso ter estômago de ferro.

Me atrevi a perguntar o que tinha numa frigideira gigante, além de batatas. A Sra. me respondeu: SANGUE, SANGUE DE VACA LOCA! Ficamos ali, pasmos, e ela ria! Ainda nao sabemos a verdade, mas é melhor nem querer saber.

Um comentário:

Pedro disse...

Hola amigos.
Quando li seu comentário já estava em Monte Verde, passamos por San José e La Fortuna também, mas o pendejo do Arenal ficou coberto o tempo todo, fomos nos banhar nas termais.
Agora estamos na Nicarágua: pobresa como na Bolívia mas sem o charme. Granada é bacana, e em Manágua tem um canopy sobre uma cratera de vulcano bem legal, fica Tiscapa.
Saludos, vou deixando rastro...