sábado, 6 de dezembro de 2008

QUITO - CENTRO HISTÓRICO










Fincada entre vales andinos e picos vulcânicos, Quito é dividida entre OLD TOWN (cidade velha) e NEW TOWN (cidade nova).

Passamos rapidamente pelo CENTRO NOVO, base mais turística e comercial para grandes empresas, com prédios modernos. E alí, nos permitimos um bom shopping e até cinema.

Mas o grande lance é passear pelo CENTRO VELHO da capital, que está muito bem preservado, em relacao à arquitetura colonial.

Dominado pela classe trabalhadora, tem ruas estreitas e calcadas mais ainda! Muita ladeira e 2 placas em cada esquina ... a placa antiga, com um nome de rua e a placa nova, com outro!

Como toda cidade grande, também tem seu lado perigoso ... "nao ande a noite por parques nem pelo bairro Mariscal Sucre" ...

E como a cidade está em comemoracao, há muita cor, bandeiras e música por todo lado.

Observe, nas 2 primeiras fotos, caminhoes coloridos e abertos, com gente empuleirada dancando. Conhecidos como "CHIVAS", sao alugados por empresas e grupos de turistas e desfilam pela cidade, o dia inteiro, cada um com sua própria festa. Parecido com os TRIOS ELÉTRICOS dos carnavais brasileiros.

Visitamos, na PLAZA GRANDE, o Palácio do Governo e o Centro Cultural Metropolitano. Ambos prédios lindos!

Veja também, nas fotos, o prédio do Banco Central, o Monastério de San Francisco e a Basílica del Voto Nacional (ao fundo).

O tempo em Quito também é muito louco: amanhece sol e o tempo fica aberto até mais ou menos 14hs. Depois cai a maior chuva! E quando chove esfria. Mas esfria mesmo! Voce sai de camiseta de manga curta e garrafinha de água gelada e volta de gorro, luva, malha de la, etc ...! E nao pode esquecer o guarda chuva ou a capa de chuva!

Com relacao à Gastronomia, por incrível que pareca, temos que citar algo que para nós (brasileiros) é tao banal, mas que nesta viagem passou a ter uma certa relevância ... O pao e o café:

No Equador tem bastante PADARIA, como no Brasil. E sao boas!

Ufa, até que enfim! Já era tempo, pois na Argentina, no Chile, na Bolívia e no Perú o café é "chafé" (fraquinho!) e o pao é uma "pedra" (de tao duro e seco).

Já aqui, pudemos experimentar um café decente e paezinhos macios. O "pan de yuca" tem cara de pao de queijo, mas tem gosto de pao de batata (yuca é um dos milhoes de tipos de batata existentes aqui). Tem também a empanada de queijo, que é feita com massa adocicada, acucar por fora e queijo salgado por dentro ... interessante.

Nenhum comentário: