sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

VULCAO PACAYA - GUATEMALA














Da cidade de Antigua, um dos principais tours que se pode fazer é a subida ao Vulcao Pacaya. Com 2.550 m de altura, está em atividade ininterrupta desde 1960.

Compramos nossos bilhetes um dia antes, mas na hora do tour eu desisti, de novo. Saída do hotel às 6 da manha; caminhada de 2,5 horas; sem uma boa noite de sono: abri mao e fiquei dormindo! Esse foi mais um passeio que o Leo fez sozinho, infelizmente.

Esperávamos muito por essa chance de ver lava! As pessoas compram marshmallow e espetam num stick de madeira pra tostar. Seria muito legal, mas tudo depende da natureza. Um amigo nosso viu rios de lava mas o Leo viu apenas pequenos focos.

A bem da verdade, o negócio é mesmo perigoso pois o caminho é bastante irregular, ou seja, se precisar correr, nao conseguirá! Pedras gigantes de fogo rolam montanha abaixo. Muito sinistro!

Quanto mais perto se chega da lava, mais perto se quer chegar. É aí que mora o perigo maior. Nao é possível ver a diferenca entre uma pedra que já esfriou e uma que ainda está quente (porém nao em brasa), ou seja, só se percebe que está sobre lava quando se sente o calor intenso!

Pode-se escalar mais, ou menos, dependendo do tempo e do guia. O grupo foi quase até o topo, de onde se tinha uma vista muito bonita e também se podia sentir o calor do chao subindo pelas pernas. Uma sensacao esquisita, pois a temperatura é gelada, intensificada pelo vento fortíssimo. E se seu sapato nao for uma bota de trekking poderosa, pode até derreter! Imagine!

Nenhum comentário: