sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ANTIGUA - GUATEMALA























MOEDA = Quetzal: US$ 1,00 = Q$ 7,80

E por falar em Quetzal, esse é o nome do pássaro mais famoso da América Central, encontrado mais nos parques nacionais da Guatemala.

Cansamos dos ¨chicken buses¨ entao viajamos de Headman Allas (uma empresa de ônibus muito boa), de La Ceiba (Honduras) pra Antigua (Guatemala). Mesmo assim, foram 14 horas! Nao tem como nao cansar ...

Nesse trecho fizemos algumas paradas, inclusive na fronteira, onde tiramos a foto da placa que explica o livre trânsito entre os 4 países do chamado C4 (Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador).

Passamos também por Guatemala City (capital) com a qual ficamos impressionados. Da janela do ônibus percebemos como a cidade é limpa e moderna. Diferente de tudo que já vimos em toda a América Latina. Superior a qualquer outra capital, pelo menos em beleza!

Antigua: nossa Paraty! Ruas de pedra, construcoes coloniais, luminárias de ferro, sacadas floridas, pinturas desgastadas pelo tempo, ladrilhos hidráulicos nas fachadas, placas de sinalizacao feitas em azulejo, cafés mil!

Rodeada por vulcoes, faz sol de dia, com temperatura bem agradável. Mas a noite, sim, esfria!

Tudo muito limpo. Artesanato bem colorido. Algumas coisas bonitinhas mas muita coisa assustadoramente brega e macabra! Uns pais de santo de madeira, caveiras, bichos tipo chupa-cabra, etc ... Engracado. Uma mistura de religiao com crenca popular ... Doidera total.

Gente boníssima. Mulheres com suas saias longas e retas, coloridas e comportadas, ao mesmo tempo.

Na última foto de arquitetura, o prédio amarelo cheio de arcos e com água na frente é um local onde as pessoas lavam roupas. A água limpa (mas nao potável) é disponibilizada pela prefeitura. Sao tanques gigantes, de concreto. Parei pra conversar com 2 senhores, o Naftaly e o Fernando, que estavam esfregando, inclusive, os vestidos das suas senhoras. Interessante. Servico pesado é coisa pra homem, pelo menos na Guatemala. Hehehe.

Nenhum comentário: