sexta-feira, 27 de março de 2009

CARACAS - VENEZUELA



















MOEDA = Bolívar: US$ 1,00 = B$ 4,70

Obs.: Como a economia do país está de cabeca pra baixo, o câmbio também é uma bagunca. Oficialmente, troca-se 1 dólar americano por 2,15 bolívares! Mas no mercado negro, conseguimos por 4,70, podendo variar entre B$ 4,00 e B$ 5,50! No último dia precisamos de mais um pouquinho e trocamos por B$ 5,20!

Bem. Inicialmente nao tínhamos planos de irmos à capital, mas resolvemos visitar os pais do nosso querido cunhadinho Heberto, o Sr. Heberto e a Sra. Gioconda, que foram tao gentis em nos convidar.

E mais amáveis ainda foram por nos esperarem no aeroporto! Nao esperávamos pela surpresa. Que bom conhecer gente mundo afora!

Ficamos confortavelmente instalados em vosso apartamento, no bairro EL CAFETAL. Dona Gioconda, mesmo com o pescoco imobilizado devido a problema de coluna, nos preparou um jantar delicioso com salada, peixinho e TOSTONES/PATACONES (plátanos verdes fritos), um prato bastante típico da regiao.

Conhecemos, além de sua vizinha super simpática, também a Srta. Rosário, sua ajudante tao agradável, que nos preparou AREPAS, entre outras coisas gostosas para "desayuno".

Passeamos a manha toda com Dona Gioconda, que saiu conosco de metrô e ônibus pra tudo quanto foi lado, a fim de nos orientar quanto à locomocao na cidade.

Fomos ao terminal Bandeira para tentar comprar passagem pra Tucacas (cidade do litoral para onde iríamos em seguida), mas nao deu certo. Depois fomos a outro terminal (de 1ª classe), no bairro Altamira, o AeroExpressos Executivo, onde acabamos resolvendo nosso próximo passo ...

Ela tinha seus afazeres, afinal deveria viajar, em 2 dias, para o Brasil. Entao continuamos nossa saga "solos". "Bajamos" na estacao Capitólio, de onde partimos para caminhada pelo centro histórico conhecendo a Plaza Bolívar, a Casa de Bolívar, a Academia de Ciências e um shopping, é claro (e básico! hehehe!).

Levamos umas frutas e sorvete para o jantar que teve, também, coisas típicas como YUCA (mandioca) e PLÁTANOS DULCES. Hummmmmmmmmmmmm!

A capital da Venezuela é uma cidade que nos lembrou bastante Sao Paulo. Um pontilhao igualzinho ao Elevado Costa e Silva (Minhocao), uma avenida similar à 23 de Maio, etc ... Mas o que mais tem a ver com nossa cidade é que o trânsito é infernal e existe favela (chamada de "RANCHO").

O Metrô é muito bom pois tem bastante linhas e muitas estacoes. Mas quase caímos de costas quando vimos o "teleférico" que alcanca a miséria.

O governo construiu uma estacao gigante no alto do morro, ligando a cidade às favelas. Passamos por lá e vimos um monte de gruas na construcao de diversas outras estacoes.

Assim como distribuir leite e outros incentivos ao ócio, a super obra incentiva a manutencao da pobreza, afinal fica fácil conviver com ela.

Vagabundagem gerada por falta de emprego, que é gerado por falta de educacao, que é gerada por sistema corrupto, criado por políticos manipuladores de grandes massas incapazes e, portanto, submissas.

E assim se caminha para o Socialismo desejado pelo presidente Hugo Chaves, que está enlouquecendo sua populacao de classe média. Com um insano no governo, o país pede socorro.

Só pra se ter uma idéia do que o maluco é capaz, observe foto do mapa mundi, com horários de diversas cidades, instalado no aeroporto: todos sabem que fusos horários variam de hora em hora; mas Caracas tem diferenca de 1 hora e meia de Brasilia, por exemplo.

Nao entendemos nada quando chegamos lá e pensamos que alguma coisa estava errada. Depois descobrimos que Hugo Cháves alterou em 1/2 hora o fuso da Venezuela! E como se nao bastasse, no painel deles, alterou os horários do mundo inteiro! Que ridículo!

Nós nao nos sentimos muito "confortáveis" por lá (exceto na casa dos Castro, é claro). Isso porque é estranha a sensacao de controle. Pessoas sao como brinquedos nas maos desse governo que nao sabe o que faz.

Apesar de sermos turistas (e suas imposicoes nao terem efeito sobre nós), também tivemos um "medinho" de permanecer no país, afinal o cara é louco! Vai saber!

Nenhum comentário: