sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
UXMAL - MEXICO
Na regiao que percorremos no México (os estados de Chiapas, Quintana Roo, Yucatán e Campeche), visitamos alguns dos principais sítios arqueológicos afinal, é praticamente impossível conhecer todos.
Existem centenas! E alguns sao, inclusive, inacessíveis pois nao tem infra-estrutura para receber turista. Mas fomos aos mais grandiosos e famosos.
RUÍNAS UXMAL, no estado de Yucatán: o final da nossa "RUTA MAYA". Passamos a tarde toda conhecendo o parque com edificacoes um pouco diferentes das anteriores.
Sua arquitetura possui formas arredondadas e ornamentos mais detalhados. Todas as fachadas tem muitos desenhos esculpidos de Deuses, figuras humanas, animais e rituais.
A obra mais representativa do Estilo Puuc, como é conhecido seu estilo arquitetonico, é a "La Casa del Gobernador", por sua precisao e beleza.
Dois fatores que favoreceram Uxmal a alcancar grande nível de desenvolvimento foram a fertilidade do solo da regiao e seu alto potencial de recursos. Como resultado de alto conhecimento em engenharia hidráulica, foram encontrados, no núcleo central do local, 160 cisternas com capacidade para 30.000 litros cada, onde armazenavam água da chuva.
Toda a área está bem preservada e tem um intenso projeto de manutencao, restauracao e projecao turística ... foi o único lugar onde vimos dezenas de homens trabalhando.
E aqui também, assim como em Chichén Iztá, podemos ouvir o som do QUETZAL (pássaro nativo) ao batermos palma em frente a piramide principal, que nos dá as "boas vindas" ao entrarmos no parque. Misterioso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário