terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

TULUM - MEXICO













Tulum é a primeira cidade ao sul da Riviera Maya, no Estado de QUINTANA ROO. Depois de vermos um mar verde esmeralda maravilhoso em Belize, agora tivemos o privilégio de nadar em água azul turquesa, no Mar do Caribe, na Costa Mexicana. Que cor! Nao cansamos de olhar, de tao belo!

Essa cidade é a mais acessível para "mochileiros" pois, deste ponto pra cima, tudo começa a ficar americanizado demais e, portanto, muito mais caro. É perfeitamente possível fazer base por aqui e se deslocar, com bastante facilidade, para os arredores, onde se tem atraçoes desde parques de diversao, ruínas e praias, além da famosa CANCUN.

Visitamos as Ruínas de Tulum que, diferentemente de outras tantas ruínas Maya, ficam à beira de um penhasco, com vista para o oceano. A paisagem é esplêndida. Depois do nosso tour, desfrutamos da Prainha que se pode acessar pelas escadarias do parque arqueológico.

Na saída, conversei com um senhor de Guadalajara, um autêntico Mexicano, que se emocionou ao falar do seu gosto por história, geografia e viagens, em geral. O lenço no pescoço (conforme foto) é usual, diferente dos chapéus tradicionais que, no dia a dia, nao sao usados.

E por falar em "sombreros", os tais só cabem em situaçoes de apresentaçao musical dos "Mariachis". A primeira oportunidade que tivemos de assistir a um showzinho desses foi no Restaurante Nero di Sole (apesar de ser italiano, hehehe).

Outra coisa especialmente interessante que descobrimos é que, no México, é bastante comum encontrar escorpioes pelas ruas. Passeando pela calçada de Tulum Downtown, demos de cara com um bem grandinho (conforme foto).

Nenhum comentário: