quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PALENQUE - MEXICO
















Claro que também gostei muito das Ruínas de Palenque mas o Léo viu, pela primeira vez, templos enormes e demais estruturas da civilizaçao Maya, que realmente impressionam!

Fotos nao transmitem energia, somente beleza. Mas estar nesses lugares onde viveram pessoas tao diferentes da gente, há tanto tempo atrás, é sim, emocionante e, no mínimo, muito interessante.

Nao somos "bitolados" por um ou por outro assunto. Gostamos de tudo um pouco. Entao nao nos metemos de cabeça em História e detalhes. Mas apreciamos beleza, cultura e arquitetura. E isso nos satisfaz.

Ser Maya nao é ser adepto de uma religiao, mas sim, de um modo de vida. E em suas inscriçoes, eles registravam seus rituais, suas crenças, seus animais, seus líderes de comunidade, etc ... assim como nós registramos, em nossas fotografias, aquilo de que gostamos, nossos hábitos, imagens daqueles a quem adoramos, nossa vestimenta, etc ...

E esse foi só o começo de diversos outros locais do mundo Maya que ainda visitaremos!

Outro fato que queremos registrar é que nos demos conta, por inúmeras experiências próprias, que, independente de cultura, em qualquer canto do mundo existe gente ruim e gente boa, muito boa:

Quando entramos no México, nos deram um boleto para ser pago num banco. É a taxa de imigraçao, que nao se recolhe na fronteira. Mas nos programamos para ficar poucos dias no país e agendamos vários compromissos. Isso fez com que perdêssemos o horário bancário por 2 dias seguidos.

Nesse dia completo de tour, nos restou pedir ao motorista e à guia que nos ajudassem, pois precisávamos parar em qualquer povoado para ir a um banco pagar o boleto. Eles se negaram, fizeram pouco caso, foram maldosos inclusive!

Isso porque numa das paradas, procuramos um jeito de nos virarmos sozinhos. Enquanto todos os outros turistas tomavam café da manha, o Léo conseguiu uma carona de um senhor que nao tinha nada a ver com a história mas que se ofereceu para levá-lo ao centro.

Resolveram o caso muito rapidamente enquanto eu fiquei no ônibus, pra "segurar" o grupo caso eles quisessem ir embora (pois assim o fariam se o Leo nao voltasse a tempo!). Inacreditável.

O idiota do Motorista nos disse, às 6 da manha, quando passou para nos buscar: "Vocês nem sao nossos clientes! Nao posso fazer nada."

A idiota da Guia nos disse, quando o Léo pegou o "taxi amigo": "Nao se esqueça que sairemos em meia hora. Nao posso esperar".

Que maldade dos dois! E que bondade do senhorzinho!


Fizemos o tour durante o dia e dormimos na cidadezinha de Palenque (também no Estado de Chiapas) onde, sem querer, assistimos show musical "de grátis" na pracinha central. Choramos de rir com um gringo que se meteu numa rodinha de senhoras e dancava como uma "libélula".

Aí entrou um mendigo na rodinha e a coisa ficou ainda mais engracada. Tadinho ... ele nao tinha ritmo mas, na maior tranquilidade e sem mexer com ninguém, também tentava dancar. E foi pra ele mesmo que demos nossa sobra do jantar. Foi servida tanta comida, que dava mais uma boa refeicao!

Pra finalizar, nos divertimos com o fusca estacionado na frente do nosso hotel. Era da pizzaria ao lado, destinado ao DELIVERY ... observe a foto ... engrassadíssimo.

Nenhum comentário: