sábado, 10 de janeiro de 2009

COSTA RICA - PUERTO VIEJO DE TALAMANCA









MOEDA = COLON: US$ 1,00 = C$ 550,00

Assim como se diz para quase tudo, no Havaí = "Aloha"; na Ilha de Páscoa = "Iorana"; na Costa Rica tudo é "PURA VIDA"! Você sai de uma loja e diz: "Gracias". Eles respondem: "Pura Vida". Você chega num restaurante e diz: "Buenas Tardes". Eles respondem: "Pura Vida". E assim vai ...

A viagem de Bocas del Toro, no Panamá, para a cidade de Puerto Viejo, na Costa Rica, assim como várias outras, foi uma odisséia. Às 7h30 da manha: Barquinho do arquipélago até Almirante. Ònibus até Changuinola. Taxi até Sixaola, na fronteira. Carimba passaporte pra sair. Cruza ponte. Carimba passaporte pra entrar. Em Guabito, na fronteira, ônibus até Puerto Viejo. UFA! Ainda bem que reservamos um lugarzinho no Hotel PURA VIDA onde chegamos só às 16h!

Puerto Viejo de Talamanca fica no litoral do Atlântico, na Costa Rica, onde o clima é bem úmido e a vegetacao é verdíssima e tropical. Tudo é muito bonito e a cidadezinha é bem legal. Uma vila pequena, mas com várias opcoes de praias, além de um monte de lojinhas interessantes e lugares gostosos pra comer.

Mas aqui mudamos de hotel pois o primeiro era muito caro. Depois encontramos um hostel novinho, cujos donos eram 2 irmaos alemaes. Era metade do preco do 1º e muito mais agradável. Apesar do banheiro ser compartido, era só para mais um casal. Bastante liberdade, conforto e galera divertida. Cozinha boa e internet gratuita. É o que qualquer mochileiro mais deseja.

Conseguimos entao economizar bem. Inclusive apreciamos de novo a comidinha deliciosa do Italiano Silvano! "Buenas pastas y salsas especiales"

Temos pouca foto dessa ocasiao pois nao nos locomovemos muito. O Leo passeou de bike, quando viu uma cobra morta na estradinha das praias, com destino a Playa Manzanilla.

Tive uma alergia por causa de mosquitos que comecou em Bocas del Toro, no Panamá. Tomei Hixizine (anti-alérgico) pois estava com o corpo todo em feridas e nao melhorava após 4 dias.

Entao comecei a inxar na pernas e tive uma prisao de ventre terrível. Só aí descobri que essas sao duas das reacoes adversas do remédio que havia tomado: retencao de liquido e constipacao. Parei na mesma hora mas passei a ter 2 problemas, pois a alergia nao pessou e nem o mal estar secundário.

Ficamos bem estressados quando tentamos levantar orientacao do seguro de saúde que fizemos especialmente para esta viagem pois nao conseguimos a devida atencao. Nos enrolaram por mais de 4 horas sem apresentar solucao, o que será motivo de discussao, quando regressarmos.

Decidimos entao ir ao hospital. Conseguimos uma clínica muito boa, que nao cobrava pela consulta aos domingos. De certa forma tive sorte e nao paguei nada pelo bom atendimento que tive. Um médico Haitiano me receitou 2 injecoes, 2 remédios e uma pomada. Recebi tudo de graca. No dia seguinte já estava bem melhor da alergia. Em 3 dias sumiu tudo, inclusive as feridas.

Mas fiquei "entupida", 5 dias sem ir ao banheiro. O jeito foi apelar para o laxante quando nos acomodamos em Puerto Viejo, onde comecei a melhorar do 2º problema.

Caramba. Que sufoco!

Nenhum comentário: