quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PANAMA CITY















Panamá: nosso 1º país da América Central a visitar, mas o 6º de nossa viagem!
Capital: Cidade do Panamá.
Moeda: BALBOA (mantiveram somente o nome) mas o que usam mesmo é o Dólar!

Fomos conhecer o lado antigo da cidade que agora é histórico, vive em ruínas e tem alguns poucos lugares turísticos pitorescos como bares e hotéis. CASCO VIEJO. Construcoes quase despencando. Malocas. Ônibus velhos e pintados com extremo mau gosto (mas engracados). Igrejinhas meio sem graca.

As mulheres com vestimenta muito diferente sao da tribo indígena KUNA YALA, originárias da Comarca de Kuna Yala (nosso próximo destino no Panamá). Mas como todos de uma mesma nacao, que tem o direito e a liberdade de ir e vir, elas acabaram na cidade grande. Porém nao perdem seus costumes de usar roupas típicas e fazer suas artesanias para vender.

No extremo oposto ao Casco Viejo, a cidade termina em "arranha céus". O centro novo de negócios da Cidade do Panamá é bonito, moderno e luxuoso. Notamos construcoes nao necessariamente sofisticadas, mas os prédios sao muito altos e caros.

E como nao poderia deixar de ser, fomos conhecer o famoso Canal do Panamá. Nas fotos, a Eclusa de Miraflores, de onde se pode ver o funcionamento das comportas, o desnível das águas, o trajeto dos barcos, museu, etc ...

O Canal foi construído pelos Estados Unidos em 1914 mas a soberania de posse e administracao somente passou às maos do Panamá em 31 de dezembro de 1999!

Suas taxas de passagem sao pagas antecipadamente, a vista, em dinheiro, de acordo com o tamanho, peso e tipo de carga do barco. O valor mais alto pago até hoje foi de aproximadamente 360 mil dólares, por um cruzeiro turístico da Norwegian Cruises. E o mais baixo foi de um maluco que atravessou a nado em 10 dias e gastou só US$ 0,36.

Existe um projeto em andamento para expansao do canal a fim de acompanhar tendencias e necessidades atuais. Do contrario, o canal estaria obsoleto em 2012!

Tivemos também a oportunidade de nos encontrarmos com um amiga que conheci em Vancouver, há 6 anos. Zereth e seu marido Victor Hugo (do Peru) nos levaram para passear e conhecer CAUSEWAY que é uma península de 4 ilhotas, com vida noturna agitada e uma marina com yates luxuosos.

Por fim, tivemos também que registrar aquilo que vimos no Shopping gigante que visitamos (Allbrook Mall): a típica manequim Panameña! Suas cabecas parecem pequenas perto dos seios tamanho super litro!

Um comentário:

Izabel disse...

Olá caros blogueiros!
Muito bom o relato de vcs.
Vou para o Panamá e San Blas e quero e me acalmou o fato de terem gostado do hotel el porvenir, onde quero ficar.
Só que hj está mais fácil de chegar lá: o aerporto foi reativado e tem voos diários direto do panamá.
Abs,
Izabel.