sábado, 27 de dezembro de 2008

EL PORVENIR - SAN BLAS


















Principal ilha do arquipélago, El Porvenir tem uma pequena comunidade que sao as pessoas que trabalham no hotel, no posto policial, no museu (que nunca abre) e no aeroporto (que está desativado).

E tem um certo conforto pois o Hotel Porvenir tem uma área de descanso com cadeiras, redes, sofás, restaurante e bar.

Pagamos nossa estadia incluindo um tour por dia e 2 refeicoes que eram sempre iguais: Arroz branco, lentilha cozida e peixe frito ou polvo com molho. As vezes rolava uma saladinha. Ganhamos um abacaxi de outros turistas, que foi a melhor sobremesa dos ultimos 3 dias no arquipélago (pois deixamos o chocolate de lado, nessa etapa de lugares quentes!).

Nosso quarto tinha rede contra mosquitos mas a maior protecao foi contra as lagartixas, pois havia uma centena delas por todo lado. Mais um pouco e a gente comecaria a dar nome a elas. Hehehe.

Mas também nao vamos querer tanta infra estrutura assim, né? Tive que improvisar um espelho na claridade do dia para conseguir "tirar a sombrancelha".

E quando pensamos ter terminado a aventura, o caminho de volta nos surpreendeu:

Saimos as 5 horas da manha, no escuro, de barquinho sem luz! Inacreditável! E assim que o barco saiu da ilha, comecou o maior temporal! Imagina conseguir encontrar a capa na mala (que estava coberta por plástico) e vestí-la, com o balanco da canoa, num breu total e debaixo de chuva! Nos molhamos muito e seguimos até a beira do rio onde o carro nos esperaria.

Enquanto o tal do Manuel (motorista) nao chegava, conversamos com um soldado do exército que patrulha a área por causa de traficantes colombianos que invadem essas terras para entrar no Panamá e também conseguimos uma foto perfeita com uma típica Kuna Yala (para quem tivemos que pagar 1 dólar).

E, por fim, a viagem de carro no estilo OFF ROAD até a cidade do panamá, esmagados com a galera, com roupa molhada e sacudindo por 2 horas e meia!

UFA! CONHECEMOS SAN BLAS!

Um comentário:

welles disse...

Interesting travelling blog! Lots nice photos!