domingo, 2 de novembro de 2008

GEISERS "EL TATIO" e PUEBLO "MACHUCA"




Geisers sao formados pela condensacao da água que ferve no subsolo e, ao sair por bucacos na superfície, encontra temperatura gelada do ar formando fumaca de vapor.

Esse passeio foi surpreendente antes mesmo de comecar: em San Pedro de Atacama, com certa frequencia, corta-se a energia de madrugada. Como tínhamos que sair para o tour às 4 horas da manha, precisamos acordar as 3h30min e nao tinha luz!

Nao foi facil nos prepararmos! Conseguimos lanterna por alguns poucos minutos, depois uma vela e, aos trancos e barrancos saimos. Ah! Mais um pequeno detalhe: também nao tem água de madrugada nos hostels ... hehehe ...

Escovar os dentes com água mineral, fazer xixi e lavar as maos de qualquer jeito, ficar de óculos porque nao dá pra colocar a lente de contato, etc ..., etc ..., etc ... esse tipo de coisa tá virando rotina. É que estamos nos "desprendendo" das coisas materiais!

Mas voltando aos GEISERS, chegamos à cratera do vulcao "El Tatio", que fica a 7 km da fronteira com a Bolívia, a 4.300m de altitude e 5.000 metros acima da lava. Entre 6 e 8 horas da manha é que se pode ver a formacao dos Geisers em maior quantidade e tamanho.

É incrível ver um buraquinho de nada no chao que vai aumentando, solta fumacinha depois se abre e forma uma poca de água borbulhando! Nessa altitude a água ferve a 85ºC e acontecem sim acidentes no local. Todo cuidado é pouco. Fomos muito bem alertados!

E com a água dos Geisers há uma única piscina que se pode entrar. E lá foi o Léo. Nao tivemos coragem pois a água nao estava tao quente assim pra valer a pena o frio do lado de fora. Foi preciso um "esquema" de enxugar e se trocar muito rápido pois a pedra do piso externo era absolutamente congelante!

Tivemos também um café da manha muito especial e diferente. Mate de coca, lanchinho, bolachinhas, etc ..., num frio de lascar, mas muito agradável. Na foto: DANI, CLÁUDIA (nossa amiga de SP) e LÉO.

Na volta "pra casa" paramos num povoado de 40 habitantes. Uma igrejinha fofa e churrasquinho de Lhama! É isso mesmo! Tivemos coragem!

3 comentários:

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Gente, ainda estou de boca aberta...que viagem legal! e isso que ela so esta começando...Curtam bastante tudo isso, curtam-se bastante tb e espero que um dia vcs façam a versão reconquistadores da Europa com parada aqui em casa...
Tudo de bom!

Dani

Pedro disse...

Fodástico o deserto ne?!!!!

abraços

Anônimo disse...

Dani e Leo,

Adorei o vídeo do "Milhão reporter", principalmente pela interpretação dos Geisers!!

Que Deus acompanhe vocês sempre!!

Beijos!
Rony