quarta-feira, 12 de novembro de 2008

IQUIQUE E ARICA (NORTE DO CHILE)









IQUIQUE é uma cidadezinha litorânea sem muita coisa especial. Bonitinha e com deliciosos restaurantes de frutos do mar na "Península Cavancha", onde jantamos as 3 noites em que ficamos no local.

O Hostel Catedral, onde dormimos, tinha café da manha só das 8 às 9! Nunca vimos isso. Claro que perdemos o horário, mas nao perdemos grande coisa!

"Desaiunos" no Chile sao, geralmente, pao com manteiga e uma xícara de chá ou café (ou melhor, chafé!).

Visitamos também o "ZOFRI" que é uma Zona Franca em forma de shopping (gigantesco), onde se vende carro e enfeite de banheiro, ou seja, tudo! Muita tranqueira e velharia mas o Léo ficou feliz por ter encontrado o Safari (perfume que adora e nao encontrava há muito tempo).

Fizemos um tour para a "Cidade Fantasma de Humberstone", onde existiu um povoado que trabalhava nas salitreras Santa Laura e Humberstone ... impressionante. O lugar está preservado tal como era (sem construcoes e reformas para turista). Bem original!

Passamos também pela cidadezinha de PICA, onde almocamos com o grupo de velhinhos da nossa excursao (éramos 2 peixes fora d´água no tour) e depois entramos numa piscina natural ... uma delícia!

ARICA nos recebeu muito bem! É que o dono (Ross) do hostel onde ficamos (Sunny Days), é um Neo Zelandês educadíssimo que nos ofereceu até bolo e suco assim que chegamos.

Percebemos que todos os lugares administrados por "gringos" tem um preparo e uma tratativa absolutamente diferente (e melhor) com os turistas e estrangeiros.

Aqui tivemos um café da manha como deve ser ... yogurte, cereais, frutas ... e tudo a vontade para servir!

O oposto do restante, que nao oferece nem quantidade nem variedade. Um horror! Já nos acostumamos a comprar guloseimas no supermercado e fazer a maior "farofa" nas nossas "habitaciones".

No porto de Arica vimos Leoes Marinhos e centenas de Pelicanos bem de perto.

Nenhum comentário: