domingo, 25 de janeiro de 2009

EL SALVADOR

Um pais que tem como moeda corrente o Dolar, El Salvador, de certa forma, nos traumatizou.

Na primeira foto, veja a sujeira as margens do rio, abaixo da ponte que cruza a fronteira.

Alem disso, e um dos menos turisticos da America. E nos comecamos mal:

Conhecemos uma amiga Salvadorenha, quando estavamos na Costa Rica, a Sonia. Ela foi muito legal nos dando varias dicas de viagem, explicando um montao de fatos sobre seu pais e nos convidando, inclusive, para visitar sua cidade e ficarmos em sua casa!

Nao tinhamos San Salvador nos planos iniciais mas ela nos convenceu e la fomos nos. De qualquer forma, precisariamos passar pela cidade para ir ao litoral depois.

Fomos orientados a fazer um trajeto a partir de Leon que, conforme suas experiencias, duraria em torno de 6 a 7 horas.

Mas levamos 14 horas! PQP!
Paramos alguns poucos minutos para ir ao banheiro e para comprar agua! Nao bobeamos em nada. Mas sofremos muito viajando, simplesmente, o dobro do tempo que ela disse!

Pra agravar um pouco a situacao, eu estava gripada, com a maior dor de garganta. Num calor insuportavel, tudo o mais se torna tambem insuportavel. Certamente esse foi o pior dia da viagem.

A odisseia comecou a 5:45 da manha quando acordamos. Saimos do Hostel as 7h e andamos com as malas ate a praca de Leon onde pegamos a "camioneta" (pau de arara). PQP! A primeira vez foi legal, valeu como nova experiencia. Mas depois perdeu a graca!

Na rodoviaria pegamos o 1º "chicken bus" ate Chinandega. De la, o 2º "chicken bus" ate a fronteira com Honduras, Guasaule. PQP!

Atravessamos a fronteira a pe e pegamos o 3º "chicken bus" ate Choluteca.

Nesse momento, telefonamos pra Sonia pois ela, supostamente, nos esperaria em San Miguel, as 14hs. Estavamos atrasados. Ela desistiu de nos esperar e nos mandou ir direto pra San Salvador. PQP!

Pegamos, entao, o 4º "chicken bus" ate El Amantillo, fronteira com El Salvador.

Atravessamos a pe, apos recusarmos a carona de bicicleta, quando o Leo se irritou com os 15 caras que vieram oferecer o servico! Eles sao muito chatos! Fazem uma rodinha em volta da gente e comecam a gritar! Nao da tempo de pensar e nem de falar entre a gente! Que horror! PQP!

Pra nossa surpresa, soubemos, as 16h30, que o ultimo onibus para a capital passara as 15h30! Fu......................

Uma policial muito atenciosa nos ajudou, parando um onibus de 1ª classe - King Quality - e pedindo que nos levassem. Pagamos caro pelo trecho, mas essa era a unica saida segura. Ja estavamos super cansados e nervosos e ainda piorei com o ar condicionado! PQP!

Chegamos a San Salvador as 21h30! Ainda bem que o onibus para num hotel da propria empresa, onde pudemos esperar pela nossa amiga que veio nos buscar, junto com sua irma Diana.

Dissemos que precisavamos comer e que gostariamos de parar em qualquer lugar mas ela determinou que, entao, iriamos ao supermercado e depois jantariamos na casa dela.

Embora estivessemos extremamente exaustos e aborrecidos, nossa tamanha educacao nos fez pagar toda a conta. Obs.: se tivessemos comido fora e ficado num hotel teriamos gasto menos. Mas tudo bem, faz parte.

Finalmente chegamos ao nosso destino somente as 22h30! PQP!

Surpresos com a casa que nao tinha porta no banheiro nem pia alguma, comemos o sanduiche que ela preparou sem lavar as maos, nem o tomate, nem a alface. Que Deus nos ajude!

Dormimos no quarto dela, gentilmente cedido para nos. Frio a noite, forno de dia. Um barulho ensurdecedor e uma bagunca indescritivel. So foi possivel pois usamos nossos sleeping bags! Abencoados sacos de dormir, que nos salvam em situacoes assim complicadas.

Tudo era de uma desorganizacao e sujeira inexplicaveis. PQP! O Leo ficou ate sem banho, devido a falta de saneamento basico. Da pra imaginar a situacao entao, nao? Veja a segunda e a terceira foto.

No dia seguinte, acordamos e fugimos educadamente. Nao conseguiamos nem raciocinar, de tao inabitavel que era o lugar! Registramos com fotos secretas. Que experiencia intensa! Escrevemos um bilhete e jogamos a chave pela janela.

Chamamos um taxi e fomos direto para o Hotel Puerto Bus, onde pudemos tomar banho quente, espalhar nossas coisas, assistir TV a cabo, comer e descansar em lencois limpos; afinal tinhamos que nos recuperar do mal estar. Ufa!

De la so saiamos pra ir o shopping! Fomos ate ao cinema! Nao conhecemos nada da cidade pois estavamos com medo de circular. So ouvimos falar mal e nao tivemos nenhuma boa impressao, desde o inicio.

Depois que melhorei um pouco da gripe, seguimos pro litoral. A cidade principal e LA LIBERTAD mas nao se recomenda ficar pois dizem ser perigosa, tambem! Alguns poucos kilometros depois existem varias prainhas e nos escolhemos ficar em EL TUNCO. O lugar e bom pra surf mas tambem nao e uma praia legal de curtir. Areia preta! Fundo de pedra.

Passamos uma noite num hostel meia boca e tambem trocamos de hospedagem. Tivemos sorte pois, nesse segundo hotel, pagamos barato e pudemos aproveitar a infra que tinha como, por exemplo, uma bela piscina.

Nesses dias nos contentamos apenas em comer deliciosos peixinhos e apreciar por do sol em lindos finais de tarde.