domingo, 2 de novembro de 2008

SAN PEDRO DE ATACAMA - 1º DIA


















Partimos de Santiago encarando uma viagem de ônibus com duraçao de 24 horas! Novidade para nós. Parece muito, mas foi extremamente confortável e tranquilo.

Fomos de 1ª classe. Somente 6 lugares num espaço reservado. Estrada excelente. TV com filme bom, jantar, banco totalmente deitado ... beleza!

San Pedro de Atacama: Cidade muito pequena, com mais ou menos umas 8 ruas! Tudo de terra. Muito vento ... imagine o pó! Impossìvel ficar limpo por mais de 10 minutos.

A altitude e a secura do ar matam. Foram 5 dias maravilhosos mas que destruiram roupa, pele e cabelo como se descuidássemos por 6 meses (ironia do destino ... hehehe).

A diferença de temperatura entre dia e noite é grande. Mais ou menos 40 graus de variaçao. De dia, sol escaldante. A noite, vem o frio ... e que frio!

Falta água na cidade. As torneiras tem um fiozinho. Banho quente só até as 22hs, com tempo controlado. De madrugada, nada de água. Nem na torneira, nem no vaso sanitário ... complicado!

Mas comemos incrivelmente bem. Ao chegar qualquer um fica assustado pois parece que voce esta perdido no meio do nada. Mas depois a cidade acolhe a gente de tal forma que nos sentimos em casa.

Todas as agencias de turismo e restaurantes sao de gringos entao a coisa é muito bem feita para o turista. E nao é tao caro!

Compramos um pacotao de tours na agência MAXIM e nosso guia VICTOR foi o melhor guia que tivemos até hoje! Calmo pra falar, detalhista, atencioso com cada passageiro, chamando todos pelo nome, cuidadoso e ecologicamente correto.

1º passeio = VALE DE LA LUNA e VALE DE LA MUERTE ... paisagens estonteantes! Assistimos o por do sol de cima de umas dunas. Nesse momento as montanhas vao mudando de cor e, no ceu, comecam a aparecer as estrelas. LINDO!

2º passeio = TOUR ASTRONOMICO ... veja www.spaceobs.com ... saimos as 22h30min de San Pedro de Atacama e fomos para o meio do deserto, numa clareira, onde um astronomo e guia nos recebe numa cabana com o teto vazado e, à luz de vela, faz uma pequena palestra sobre astronomia.

Depois vamos a campo, observando o universo, atraves de uns 10 modelos de telescopio e ouvindo suas explicacoes. Num frio congelante, descobrimos e aprendemos tanta coisa e, ao mesmo tempo, percebemos que nao somos nada e nao sabemos nada, diante da imensidao de la de cima.

Muuuuuito legal! Galaxias, estrelas cadentes a cada minuto, Júpiter, o movimento da terra, do sol, da lua, etc ... Encerramos com orientacoes extras e um chá bem quentinho na cabana, à 1h30min da manha! ESPETACULAR.

Nenhum comentário: