quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MERCADO DAS BRUXAS (LA PAZ) E TIWANAKU
























Mercado das Bruxas porque existe uma rua chamada Rua das Bruxas. Além de comida, artesanias, etc ... eles vendem cadáveres de filhotes e de fetos de Lhama e de alguns outros bichos.

Isso porque acreditam que isso traz boa sorte e fortuna. É um tipo de oferenda aos deuses. Antes de construir suas casas (ou melhor, seus barracos de adobe), enterram esses cadáveres como homenagem à PACHAMAMA (mae terra).

Nosso "walking tour" nos fez ver de perto a informalidade da economia nacional. Tudo se vende nas ruas, até carne (sem refrigeracao). Uma loucura.

Nao existe higiene nenhuma. Falta saneamento básico. As pessoas sao sujas e cheiram mal. Impressionante!

O centro velho de La Paz é assim. Lotado de mulheres (CHOLAS) sentadas no chao, vendendo alguma coisa, ou melhor, tudo! Elas nao sao educadas, muito menos simpaticas.

Seus filhos ficam junto o dia inteiro, jogados no chao ou pendurados nas costas. Suas maos e pés sao sempre pretos de sujeira e seus rostos sempre muito queimados. E dentes? Que dentes?

O transito é mais desorganizado que o de Sao Paulo pois os veiculos sao muito velhos! Mas até que os ônibus sao engracados, todos coloridos, cheios de papéis informativos colados.

Existe muita Van (que tem, além do condutor, alguém pendurado para fora gritando o destino e o preco) e Taxi (que pode ser coletivo, ou seja, você nao vai sozinho ... é barato e tem rota definida). Quase ninguém tem carro.

Observe uma multidao de Cholas que participavam de uma especie de passeata. Foi um prato cheio pra fotografar, apesar de elas nao gostarem!

E aquela pipoquinha doce que compramos no Brasil, num saquinho pink, eles vendem de baciada e transportam em carrinho de obra! O detalhe é que aquilo fica exposto ao vento, assim como tudo que vendem! Que horror!

Ah! Em La Paz só existe um supermercado, longe pacas do centro. Custou pra encontrarmos pois quando perguntávamos nas ruas sobre mercado para comprar comida, etc ... eles nos indicavam as banquinhas das cholas! Eca!

Fizemos também um tour às ruinas TIWANAKU, que era uma civilizacao pré-inca. O museu nao tinha luz entao o guia dizia: "aqui vocês estao vendo ..." e o Léo iluminava com a lanterna! "Trash" total!

Tinha um almoco incluso mas nao tivemos coragem. A comida parece boa mas quando você olha a cozinha, a mao das pessoas trabalhando, e o banheiro, esquece ... ficamos no sanduichinho de queijo, coca-cola e chocolate ... hehehe.

E o que nos salvou em La Paz foi o Burger King, assim como um amigo do Léo havia dito!

Na última foto, veja Dani na varanda do Hostel de La Paz. Assustador por fora mas o melhor que já ficamos (por dentro). Limpíssimo, organizado, com gente super atenciosa, jogos e dvd´s "free", etc ...

7 comentários:

Melissa Zorzanelli disse...

oi, gostei muito do seu blog, pelo visto vc o fez instantaneamente enqto viajava ne? estou comecando o meu agora, viajei 14 dias pra bolivia e peru em novembro de 2011. referenciei o seu uma vez pois vc explicou bem detalhado umas coisas do mercado das bruxas, valeu! vc continua fazndo ou foi so na epoca da viagem? Melissa

Latina disse...

vc é uma urbanóide preconceituosa msm com esse higienismo todo, vá para terra dos yankees ou para europa!

Anônimo disse...

Sinceramente eu pensei que esse post se tratava de uma especie de sátira, de piada, estava procurando por algo sobre o mercado das bruxas e me dei de cara com esse blog.

Minha cara jovem eu pergunto: por que você foi a um lugar assim tão "nojento" ao invés de ir pra argentina por exemplo? Muita falta de cultura e de respeito o que você escreveu.

Patrícia disse...

Vim aqui redirecionada por outro blog em busca de informações sobre o mercado, encontrei bem poucas aliás, e me deparo com essa escrita preconceituosa, soberba, e cheia de desrespeito às pessoas com às quais você desperdiçou a chance de se relacionar de modo mais proveitoso. Sem o mínimo de abertura ao aprofundamento cultural. Lamentável. Realmente, como foi sugerido acima, Europa ou EUA poderão atender perfeitamente esse higienismo paranóico, seus "higiênicos" e "saudáveis" junk foods. Sua viagem não foi boa, né? É o que passa pela sua escrita tão cheia de ecas, sustos e nojinhos. Pude imaginar seus olhos arregalados e cochichos sem sequer vê-la ou conhecê-la, moça. É uma lástima que você não tenha se aprofundado, e se mantido na sua superfície cultural cheia de posturas pré-conceituadas.

Patrícia disse...

Corrigindo # (...)pessoas com as quais (...)

Anônimo disse...

infelizmente o post retrata a realidade...

Anônimo disse...

Minha cara, sugiro que da próxima vez visite o Canada. Também recomendo a Escandinavia.... Lá, até mochileiros podem ficar bem. Estou em La Paz agora, minhas impressões são muito diferentes das suas.... talvez uma questão cultural... Ah! Meu hotel está em Calacoto, 5 estrelas, mas adorei o mercado das bruxas!